A maior oferta de crédito e a queda da temperatura nas últimas semanas impulsionaram no País as vendas do varejo para o Dia dos Pais deste ano. Divulgado ontem (9), o Indicador de Atividade do Comércio, elaborado pela empresa de análise econômica Serasa Experian, registrou alta de 6,9% na semana (2 a 8 de agosto), ante o período equivalente do ano passado (3 a 9 de agosto). O resultado foi o maior da série histórica do índice, calculado desde 2002, e respondeu às expectativas do mercado, que aguardava crescimento superior aos 2,2% observados em 2009. As vendas do comércio apenas no fim de semana do Dia dos Pais (6 a 9 de agosto) tiveram crescimento ainda mais expressivo, de 7,7% em relação ao ano passado, a maior alta desde 2005 (11,9%).
Os economistas da Serasa Experian atribuem o resultado histórico à maior oferta de crédito no primeiro semestre e ao frio intenso das últimas semanas. "O parcelamento facilitou o pagamento e a temperatura estimulou bastante as vendas de vestuário", apontou Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da empresa. Para ele, as compras de última hora impulsionaram o resultado do indicador. Almeida pondera, contudo, que em 2009 a economia enfrentava desdobramentos da crise financeira mundial, "o que formou uma base fraca de comparação com 2010". Na capital houve crescimento de 5,4% das vendas na semana do Dia dos Pais.
Já as consultas ao SCPC/Cheque (vendas de pequeno valor à vista) cresceu 11,3% se comparado com a mesma semana de 2009 (de 2 a 9 de agosto). Os presentes do Dia dos Pais foram beneficiados, além da data, pela forte onda de frio que ocorreu na semana.
Veículo: DCI