Para Whirlpool, centro no Brasil é destaque

Leia em 1min 30s

Com mais de 20 centros globais de desenvolvimento, a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool encontrou no Brasil um de seus mais importantes centros de inovação.

 

A equipe de 700 engenheiros de produtos para as marcas Consul, Brastemp e KitchenAid concentra um dos mais altos índices de desenvolvimento e registros de patentes.

 

Foram 160 produtos lançados em 2009 (média de três por semana) e 50 pedidos de registros no Instituto Nacional da Propriedade Industrial -alta de 92% sobre 2007.

 

A produtividade fez com que a unidade brasileira passasse a ser exportadora de serviços. "Do total de projetos, 20% referem-se a serviços para outros países", diz Steve Paddock, vice-presidente global de tecnologia.

 

O segredo da produtividade do país -que é o segundo maior em desenvolvimento, atrás dos EUA- está na integração de ideias de engenheiros, universidades e clientes.

 

No país, a empresa tem desde 2006 o concurso Inova, que premia boas ideias de estudantes de design e engenharia. Usa também o portal Battle of Concept para buscar ideias em áreas como marketing e comunicação.

 

Dessa interação, a subsidiária brasileira desenvolveu um refrigerador de uma porta com descongelamento automático -algo inédito por adaptar uma tecnologia cara e complexa a um produto popular. O projeto poderá ser exportado, em breve.

 

Para Paddock, que incorporou à sua rotina de viagens visitas a lojas para sentir as tendências do mercado, esse tipo de relacionamento feito no Brasil é fundamental. "Engenheiros ganham ou perdem com base no sucesso dos produtos no mercado, não no laboratório." (CF)

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

FedEx acredita que entregas sejam o futuro dos elétricos

Quanto se fala em "veículo elétrico", a maioria das pessoas pensa logo em carros de passeio comuns, que lo...

Veja mais
Açaí conquista o mundo, mas se elitiza na Amazônia

Popularização da fruta em São Paulo, Rio e exterior fez preço disparar e reduziu consumo em ...

Veja mais
Para a indústria, efeito da alta de juros é limitado

Preocupação do consumidor é com o tamanho da tela e com o valor das prestações, diz f...

Veja mais
Vulcabras/Azaleia compra briga global

Grupo aposta na tecnologia para competir com as múltis do setor, como Nike e Adidas   Há três...

Veja mais
Perto do caixa, próximo da venda

Produtos expostos perto dos caixas de padarias, farmácias e supermercados vendem 50% mais por conta da posi&ccedi...

Veja mais
Sabonete bactericida provoca batalha de gigantes do setor

Os sabonetes bactericidas estão ampliando a sua presença no mercado brasileiro. Grandes empresas -como a U...

Veja mais
Carrefour oferece linha de crédito para compra de passagens aéreas

Em São Paulo, três redes de supermercados já vendem passagens da Azul   A Caixa Econômi...

Veja mais
Carrefour e CEF

O Carrefour fechou parceria com a Caixa Econômica Federal para ampliar a oferta de pacotes de turismo. O valor m&a...

Veja mais
GS1 destaca plataforma no varejo

Investir cada vez mais em plataformas tecnológicas para otimizar o atendimento e a troca de informaç&otild...

Veja mais