Parte do aporte pode ser feita em Minas Gerais.
A rede atacadista Makro, controlada pelo grupo holandês SHV Holding N.V, vai investir R$ 200 milhões no próximo ano na abertura de cinco unidades no país. Conforme o diretor de Expansão no Brasil, José Leon, parte do aporte pode ser feita em Minas Gerais, mas ainda não há confirmação da cidade. Segundo ele, a inauguração de uma loja no Estado depende da aquisição de terreno e aprovação do licenciamento ambiental.
De acordo com Leon, Minas é um importante mercado consumidor para a empresa, com alto potencial de vendas, principalmente de produtos do setor alimentício. Em 2009, a rede inagurou uma unidade em Uberaba (Triângulo) e no ano anterior havia aberto outra em Montes Claros (Norte de Minas). Além dessas, a Makro está presente em Belo Horizonte, Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Uberlândia (Triângulo).
"A ampliação da rede no próximo ano está aliada ao bom momento pelo qual passa a economia brasileira e ao fato de o consumidor estar mais confiante na manutenção do emprego e no aumento da renda. Com isso, é importante conquistar outros mercados", avaliou.
Segundo o diretor de Expansão, nos últimos seis anos o número de unidades da rede em todo o país saltou de 44 para 73. Além disso, a empresa ainda conta com 28 postos de gasolina e 68 restaurantes. "Todas as seis lojas instaladas em Minas possuem restaurante. Os postos de gasolina estão situados apenas em Contagem e Uberlândia. Para as demais cidades já há projeto de construção", afirmou.
Para Leon, oferecer todos os tipos de produtos e serviços em um mesmo local faz a diferença no resultado final. Ele ressaltou que o cliente tem maior comodidade e acaba retornando à loja. "A rede ainda dispõe de entrega em domicílio, que foi implementada em função da procura dos consumidores por este tipo de serviço", afirmou.
A rede atacadista Makro conta atualmente com cinco unidades no Estado
Desde 2008, a rede vem ampliando a oferta de crédito nas unidades, por meio do cartão Makro, em parceria com o banco Ibi. Segundo ele, a forma de pagamento incrementou os negócios em virtude de oferecer promoções especiais para determinados clientes.
Neste ano, foram inauguradas três lojas da rede, sendo duas no estado de São Paulo e uma na Bahia. Para a escolha das cidades foi levado em consideração o potencial econômico e a área de influência. Segundo o diretor de Expansão, o Nordeste é uma região em franco crescimento e já concentra 12 lojas da Makro.
Os principais clientes da rede são restaurantes, pizzarias, hotéis e os pequentos comerciantes. "O crescimento do turismo tem impacto positivo nos negócios. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 tendem a incrementar o volume de vendas e o faturamento da empresa", explicou.
Atualmente, a rede reúne pouco mais de 2 milhões de clientes espalhados pelos 24 estados do país, além do Distrito Federal, sendo aproximadamente 1,7 milhão de ativos no ano passado. O estado mais representativo da rede e com maior concentração de unidades continua sendo São Paulo, com 25.
Veículo: Diário do Comércio - MG