Makro investirá R$ 200 mi para abrir cinco lojas

Leia em 2min 50s

Parte do aporte pode ser feita em Minas Gerais.

 

A rede atacadista Makro, controlada pelo grupo holandês SHV Holding N.V, vai investir R$ 200 milhões no próximo ano na abertura de cinco unidades no país. Conforme o diretor de Expansão no Brasil, José Leon, parte do aporte pode ser feita em Minas Gerais, mas ainda não há confirmação da cidade. Segundo ele, a inauguração de uma loja no Estado depende da aquisição de terreno e aprovação do licenciamento ambiental.

 

De acordo com Leon, Minas é um importante mercado consumidor para a empresa, com alto potencial de vendas, principalmente de produtos do setor alimentício. Em 2009, a rede inagurou uma unidade em Uberaba (Triângulo) e no ano anterior havia aberto outra em Montes Claros (Norte de Minas). Além dessas, a Makro está presente em Belo Horizonte, Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Uberlândia (Triângulo).

 

"A ampliação da rede no próximo ano está aliada ao bom momento pelo qual passa a economia brasileira e ao fato de o consumidor estar mais confiante na manutenção do emprego e no aumento da renda. Com isso, é importante conquistar outros mercados", avaliou.

 

Segundo o diretor de Expansão, nos últimos seis anos o número de unidades da rede em todo o país saltou de 44 para 73. Além disso, a empresa ainda conta com 28 postos de gasolina e 68 restaurantes. "Todas as seis lojas instaladas em Minas possuem restaurante. Os postos de gasolina estão situados apenas em Contagem e Uberlândia. Para as demais cidades já há projeto de construção", afirmou.

 

Para Leon, oferecer todos os tipos de produtos e serviços em um mesmo local faz a diferença no resultado final. Ele ressaltou que o cliente tem maior comodidade e acaba retornando à loja. "A rede ainda dispõe de entrega em domicílio, que foi implementada em função da procura dos consumidores por este tipo de serviço", afirmou.

 

A rede atacadista Makro conta atualmente com cinco unidades no Estado

 

Desde 2008, a rede vem ampliando a oferta de crédito nas unidades, por meio do cartão Makro, em parceria com o banco Ibi. Segundo ele, a forma de pagamento incrementou os negócios em virtude de oferecer promoções especiais para determinados clientes.

 

Neste ano, foram inauguradas três lojas da rede, sendo duas no estado de São Paulo e uma na Bahia. Para a escolha das cidades foi levado em consideração o potencial econômico e a área de influência. Segundo o diretor de Expansão, o Nordeste é uma região em franco crescimento e já concentra 12 lojas da Makro.

 

Os principais clientes da rede são restaurantes, pizzarias, hotéis e os pequentos comerciantes. "O crescimento do turismo tem impacto positivo nos negócios. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 tendem a incrementar o volume de vendas e o faturamento da empresa", explicou.

 

Atualmente, a rede reúne pouco mais de 2 milhões de clientes espalhados pelos 24 estados do país, além do Distrito Federal, sendo aproximadamente 1,7 milhão de ativos no ano passado. O estado mais representativo da rede e com maior concentração de unidades continua sendo São Paulo, com 25.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Trigo pode forçar aumento do pão francês

Com seca na Rússia, 3º maior exportador, cotação do grão já subiu mais de 50% no...

Veja mais
Vendas da Bauducco têm alta de 6%

Boa parte da linha de biscoitos da Bauducco é produzida em Minas Gerais   As vendas da unidade da Bauducco...

Veja mais
Efeito Rússia eleva preço da farinha de trigo em até 20%

Os preços dos derivados do trigo começam a refletir o efeito da suspensão das exportaç&otild...

Veja mais
Varejo vai contratar mais cedo

Número de contratações em Minas pode atingir a marca de 8,5 mil postos de trabalho.   O reaq...

Veja mais
Produtividade do trigo cresce 25% em 30 anos

A produtividade do trigo cresceu 25% no Paraná nos últimos 30 anos. Isso ocorreu devido aos programas bras...

Veja mais
Lucro do Walmart cresce 3,6% no 2º tri

A rede ganhou US$ 3,6 bilhões entre abril e junho apesar da queda nas vendas nos Estados Unidos, com o consumidor...

Veja mais
Gasto com publicidade no Brasil tem alta de 126% em dez anos

Investimento dos anunciantes chegou a US$ 22 bilhões em 2009   Os investimentos com publicidade cresceram ...

Veja mais
Marcas regionais ganham espaço entre as líderes de vendas no varejo

Pesquisa mostra que, neste ano, 95 empresas regionais ocupam a primeira ou a segunda colocação nas vendas ...

Veja mais
Mais cor e sabor no morango de Piedade

Mudas importadas da Argentina e do Chile dão frutos adocicados e produzem por mais tempo   Graúdos,...

Veja mais