Boa parte da linha de biscoitos da Bauducco é produzida em Minas Gerais
As vendas da unidade da Bauducco em Extrema, no Sul de Minas, apresentaram crescimento de 6% no primeiro semestre deste ano na comparação com igual período de 2009, conforme o gerente de Marketing, Marcos Bedendo. Apesar de ser a maior planta da companhia no país, ela acompanhou a média de expansão das outras três fábricas da empresa no Brasil, localizadas em Guarulhos (SP).
No Estado são produzidos biscoitos, como os recheadinhos Bauducco, wafer, amanteigado, cracker, cookies, barrinhas, maizena e outros recheados. Sem revelar percentuais, o gerente de Marketing informou que boa parte da produção da linha de biscoitos está em Minas.
A linha é responsável por cerca de 50% do faturamento da empresa, que é a quarta maior fabricante do produto no país. A primeira posição é ocupada pelo Grupo M. Dias Branco, dono das marcas Adria e Isabela, seguido pela Nestlé e Kraft Foods, num setor que conta com cerca de 700 fabricantes nacionais.
Bedendo ressaltou que o município de Extrema tem como diferencial a localização estratégica, capaz de atender tanto o Estado quanto São Paulo, mercados consumidores importantes. "São Paulo se destaca no consumo per capita, em especial no consumo de alto valor agregado. Mas a região Nordeste representa cerca de 30% do mercado de biscoitos no país", disse.
De olho neste potencial, a Pandurata Alimentos, detentora das marcas Bauducco e Visconti, vai investir na construção de uma fábrica em Alagoas, que atenderá às regiões Norte e Nordeste. A previsão é de que as operações sejam iniciadas em julho do próximo ano. Com o aporte, cujo valor não foi informado, a empresa espera ganhar mais mercado com a logística de distribuição, que será agilizada.
Para este ano, conforme o gerente de Marketing, a expectativa é de incremento de 10% a 12% nas vendas ante o exercício passado, sem levar em consideração os produtos sazonais, como os panetones. Em 2009, a Bauducco, responsável por 70% das vendas do grupo Pandurata, teve um faturamento de R$ 980 milhões. "Em 2009 não sentimos os impactos da crise nos nossos negócios", disse.
Além do aquecimento do mercado interno, a empresa aposta nas campanhas de marketing para incrementar os negócios neste ano. O objetivo, de acordo com Bedendo, é fortalecer a marca no país, responsável por cerca de 90% dos negócios da Bauducco. "A campanha começou a ser planejada em janeiro e é a maior já feita pela empresa", ressaltou.
A promoção acontecerá em 22 estados brasileiros e vai consumir investimentos da ordem de R$ 20 milhões. A campanha de marketing envolve bichos de pelúcia, que serão trocados mediante a apresentação de cinco embalagens de produtos da marca, mais R$ 9,99.
"A expectativa é de que o crescimento no segundo semestre seja ainda melhor em razão da campanha. As vendas durante os meses de agosto e setembro devem registrar alta de 30% na comparação com os mesmos dois meses do ano passado", disse. Além do mercado interno, a Pandurata comercializa com cerca de 50 países.
Veículo: Diário do Comércio - MG