Custo logístico do agronegócio sobe 147%

Leia em 2min 40s

Estradas ruins e limitação de ferrovias e hidrovias elevam custo de transporte e reduzem a competitividade dos grãos brasileiros

 

A falta de alternativas para escoar a safra brasileira de grãos, que neste ano deve atingir novo recorde, provocou a explosão dos custos logísticos do agronegócio. Entre 2003 e 2009, os gastos de transporte saltaram, em média, 147%, enquanto a inflação subiu 48%. Nos Estados Unidos e Argentina, principais concorrentes do País, o avanço foi de 16% e 35%, respectivamente, segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

 

O aumento nos custos é decorrente de uma série de fatores, como estradas sem condições de tráfego e malhas insuficientes de ferrovias e hidrovias. Junta-se a isso, o fato de o agronegócio avançar fortemente para áreas mais afastadas do litoral e com infraestrutura ainda mais precária que o resto do País. Hoje, a Região Centro-Oeste é responsável por 35% da produção nacional de grãos. Mas a maioria da safra é exportada pelos portos do Sul e Sudeste, quando a lógica seria escoar pelos terminais da Região Norte.

 

Um exemplo é o Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil, que exporta 80% da produção pelos portos de Vitória, Santos, Paranaguá e São Francisco do Sul. De Sorriso, principal polo produtor de soja do Estado, até Santos, no litoral paulista, são 2.100 quilômetros (km) de distância; até Paranaguá, 2.200 km; e até Vitória, 2.500 km.

 

Como a capacidade da ferrovia e hidrovia é limitada na região, cerca de 70% da safra é movimentada por caminhões a um custo de R$ 230 a tonelada de soja. Os produtores de Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, que estão do lado dos portos, têm os menores custos: entre R$ 55 e R$ 70. Na média do País, o produtor paga R$ 135,6 por tonelada, segundo a Anec. Nos Estados Unidos, R$ 31,18; e na Argentina, R$ 34,64.

 

Mediocridade

 

Outro reflexo da dependência da rodovia é a perda de grãos no meio do caminho. Segundo o especialista em transporte e logística, Antonio Wrobleski Filho, sócio da AWRO Participações e Logística, cada caminhão perde, em média, 60 quilos da carga entre a fazenda e o porto.

 

Na avaliação dele, o País precisa, urgentemente, mudar sua matriz de transporte, ampliando os investimentos em ferrovia, que hoje tem apenas 28 mil km de extensão – até 2015, serão 35 mil km. Wrobleski destaca que, nos dois últimos anos, o volume de investimento em infraestrutura subiu de 0,5% para 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a necessidade do País está entre 3% e 5% do PIB.

 

Com esse volume de recursos, que parece estar distante de se tornar realidade, o Brasil demoraria entre cinco e dez anos para ter infraestrutura adequada. Na opinião do especialista, o País se aproxima da excelência quando se trata de plantar e colher, mas convive com a mediocridade quando se trata de transportar e embarcar os alimentos.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Uma farmácia que vende até remédios

Com produtos que vão de pães a medicamentos e com lojas apenas em Minas Gerais, Drogaria Araújo que...

Veja mais
L'Occitane cai no charme do Brasil

Fabricante francesa de cosméticos investe boa parte do dinheiro do seu IPO no País, que deve ter o triplo ...

Veja mais
Anunciante busca novas frentes para exibir suas marcas

Bradesco, Nestlé, Procter & Gamble e Walmart estreiam ações de marketing que aderem ao conte&ua...

Veja mais
Importados estão mais sofisticados neste Natal

A quatro meses do Natal, as redes supermercadistas estão finalizando as estratégias de compra de importado...

Veja mais
Ventiladores: Spirit investe R$ 2,6 milhões em novos produtos de olho no próximo verão

A fabricante de ventiladores coloca a partir do próximo mês sete novos produtos (4 modelos torre e 3 de tet...

Veja mais
Pão de Açúcar traz mais importados neste Natal

O Grupo Pão de Açúcar espera uma elevação de até 30% na venda de produtos impo...

Veja mais
Esso lança cartão de crédito e busca atrair classes C e D

Companhia cria programa para fidelizar consumidores   Independentemente das negociações para a join...

Veja mais
Bimbo acelera produção no Brasil

Grupo mexicano, que cresceu com aquisições, planeja abrir uma fábrica por ano   A estrat&eac...

Veja mais
Importação da Rússia faz trigo subir de novo

O mercado futuro de trigo voltou a fechar com forte alta ontem nas bolsas americanas, mas a soja, que vinha acompanhando...

Veja mais