Esso lança cartão de crédito e busca atrair classes C e D

Leia em 2min 50s

Companhia cria programa para fidelizar consumidores

 

Independentemente das negociações para a joint venture entre Cosan e Shell, que estão em fase adiantada, a Esso, controlada pela companhia brasileira, está recebendo pesados investimentos para ganhar mais espaço no mercado interno.

 

Quarta maior distribuidora de combustíveis do país, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes (CCL) quer atrair as classes C e D e está criando um programa de fidelização de clientes, que contempla o lançamento de cartão de crédito com a marca Esso. Ao Valor, Leonardo Linden, vice-presidente de combustíveis da CCL, afirmou que a companhia quer promover a "descommoditização" dos combustíveis vendidos nos postos da rede. Para isso, está lançando ferramentas para estreitar o relacionamento com os consumidores.

 

Com 1.700 postos no Brasil, a rede Esso tem feito pesados investimentos nos últimos 18 meses, quando passou a ser controlada pela Cosan, na modernização de sua marca. Cerca de 40% dos postos da rede já receberam aportes para revitalizar sua fachada. Os desembolsos nesses últimos meses somam cerca de R$ 50 milhões, o que incluem ações de marketing.

 

A CCL lançará oficialmente em novembro o cartão de crédito Esso, que poderá ser adquirido em formato nacional ou internacional e dará descontos na compra de combustível. Linden não divulgou os bancos que participarão desse produto. "Assim como os supermercados, que lançam seus próprios programas de fidelização, teremos o nosso", disse Carlos Resende, diretor de marketing da CCL.

 

A CCL está criando, a partir de setembro, programa de "pontos", que reverterá o valor gasto nos postos da rede em pontuação que, ao serem acumulados, resultam em descontos. A exemplo dos programas de fidelidade existentes, o consumidor faz o cadastro em um dos postos Esso e passa a integrar o sistema. A cada R$ 1 gasto em combustíveis e serviços nas lojas franqueadas Hungry Tiger e Stop&Shop, o consumidor acumula um ponto. O montante poderá ser trocado por descontos especiais em produtos e serviços como viagens, eletrônicos, produtos para casa e carro, entre outros. Entre os parceiros para o programa estão, por exemplo, Submarino, Americanas.com, Submarino Viagens, Shoptime, Centauro e LG.

 

A Cosan também está criando um canal para seus clientes e revendores de combustíveis, por meio de uma rede integrada e via portal Esso, que já estará em operação até o fim de agosto. Esse mecanismo permitirá à CCL e aos seus revendedores ter uma relação direta com seus clientes e aplicar iniciativas de marketing dirigidas.

 

Adquirida em 2008, os ativos da Esso Brasileira de Petróleo, pertenciam a petroleira ExxonMobil. A CCL é responsável pela operação dos ativos de distribuição de combustíveis da Esso, além da produção e distribuição de lubrificantes Mobil no Brasil, com presença em 20 Estados.

 

No início deste ano, a Cosan e Shell anunciaram a formação de uma joint venture no país, o que permitirá às duas empresas entrarem na briga pela vice-liderança no mercado de combustíveis, posição ocupada hoje pelo grupo Ultra, detentor das marcas Ipiranga e Texaco. Maior produtora de etanol combustível do país, a Cosan, por meio da CCL, também está patrocinando a Stock Car, com contrato exclusivo de fornecimento de álcool para os automóveis dessa categoria.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Pão de Açúcar traz mais importados neste Natal

O Grupo Pão de Açúcar espera uma elevação de até 30% na venda de produtos impo...

Veja mais
Bimbo acelera produção no Brasil

Grupo mexicano, que cresceu com aquisições, planeja abrir uma fábrica por ano   A estrat&eac...

Veja mais
Importação da Rússia faz trigo subir de novo

O mercado futuro de trigo voltou a fechar com forte alta ontem nas bolsas americanas, mas a soja, que vinha acompanhando...

Veja mais
Fornecedores de refeição coletiva sofisticam oferta

Objetivo é elevar rentabilidade e evitar passeio em shoppings   Depois de passar 2009 travando uma guerra ...

Veja mais
Starbucks assume 100% da operação no Brasil

Os copos de papelão de 350 mililitros de café, cobertos por uma tampa de plástico em que se destaca...

Veja mais
Fruta de prateleira

Pense na tigela de conteúdo denso e substancioso. Agora tente chegar a esse ideal de café da manhã ...

Veja mais
Projeto quer aumentar IPI dos cigarros mais caros

Está em tramitação na Câmara dos Deputados projeto de lei que visa a mudança da cobran...

Veja mais
Brasil é um dos principais alvos em ofensiva da P&G

Quando era paraquedista do Exército dos Estados Unidos, Robert McDonald treinou para combater inimigos na selva, ...

Veja mais
Starbucks quer espaço nos supemercados

A Starbucks Corp. planeja usar suas cafeterias como campo de testes para levar mais produtos aos supermercados, onde a e...

Veja mais