A Starbucks Corp. planeja usar suas cafeterias como campo de testes para levar mais produtos aos supermercados, onde a empresa também espera atrair novos consumidores, de acordo com um plano de crescimento que o diretor-presidente Howard Schultz delineou num memorando interno e numa entrevista ao Wall Street Journal.
Schulz e sua diretoria se reuniram na segunda-feira para desenvolver um plano de crescimento no próximo ano fiscal. Num memorando enviado a executivos na terça-feira, Schulz disse que pretende fazer "um novo tipo de empresa" que alavanque as lojas da Starbucks para erguer uma divisão de produtos embalados mais forte.
Embora muitas cadeias de alimentação ponham suas marcas em bebidas e comida congelada vendidas em supermercados - e a Starbucks faz isso desde 1995 com os Frappuccinos -, a empresa é a única a vender nos supermercados os mesmos produtos disponíveis em suas cafeterias, onde os consumidores já os provaram.
A empresa, que tem sede em Seattle, foi encorajada pelo sucesso do café solúvel Via, que lançou nas próprias lojas em setembro e agora está disponível em supermercados e outros varejistas, como farmácias. As vendas do Via superaram US$ 100 milhões nos Estados Unidos.
"Este é o começo de nossa iniciativa de criar novos produtos e marcas secundárias em nossas lojas que são então colocadas no canal de produtos embalados", disse Schultz ao WSJ.
Além dos produtos Via, Schultz disse que a empresa planeja lançar novos itens com as marcas Tazo, de chá, e Seattle's Best em suas cafeterias e depois em supermercados. A Starbucks também planeja desenvolver novas marcas secundárias adicionais, embora Schultz se negue a dar detalhes.
A empresa também está lançando o Via mundialmente. Em julho, começou a vender o café no Reino Unido. No mês que vem, ele chega ao Japão.
Veículo: Valor Econômico