P&G e Unilever acirram disputa em xampus

Leia em 3min

Higiene: Com táticas semelhantes, múltis começam a concorrer no segmento de produtos anticaspa no país

 

Em poucas semanas, duas das maiores empresas de produtos de consumo do mundo começam a protagonizar por aqui a mesma disputa pelo mercado de xampus anticaspa que ambas já travam há anos nas principais praças no exterior. Com a chegada da marca Head & Shoulders no Brasil em novembro, a Clear, da Unilever, terá novo competidor num mercado que cresce até 50% ao ano e movimentou nos últimos 12 meses cerca de R$ 680 milhões no país.

 

Se lá fora, no entanto, havia algumas diferenças no posicionamento entre as duas marcas - algo que acabava distinguindo-as no ponto de venda - chama a atenção o fato de que, no país, há muitas semelhanças nas estratégias definidas a curto prazo.

 
 
A Procter & Gamble já deixou claro que vai trabalhar com preços médios praticados pelo mercado para os produtos Head & Shoulders. É um detalhe importante. Lá fora, a diferença de preços entre as duas marcas chegou a 10% quando as companhias começaram a concorrer na China e em países do Oriente Médio, em 2007. A linha Clear entrou nesses mercados naquele ano e custava, em média 10% a mais que a rival. É uma boa forma de evitar guerra de preços. Agora, no Brasil, a Unilever informou que não planeja reajustes com a chegada da concorrente.

 

"Vamos trabalhar com preços de mercado. Nem lá em cima, nem lá embaixo", disse ao Valor dias atrás o presidente da P&G, Tarek Farahat. Os xampus da Clear custam de R$ 8 a R$ 13, a depender da loja. Com a produção local de Head & Shoulders, que já está sendo fabricada há duas semanas na unidade da P&G em Cidade de Deus (RJ), fica mais fácil ser agressivo em preços.

 

Além disso, as semelhanças se repetem na estratégia de lançamentos e na mídia. Head & Shoulders vai tentar se firmar no mercado batendo na tecla do xampu anticaspa que também hidrata. "Vamos deixar claro que o produto não vai só limpar, mas melhorar todo o aspecto do cabelo", diz o executivo. E a concorrente Unilever prepara a chegada de um novo produto da Clear com hidratação intensa em setembro. Coincidência? "Nós já trabalhávamos com diferenciais para o produto", afirma Paula Lopes, gerente de marketing de Clear. "Prestamos atenção a todos os movimentos do mercado e não planejamos rever nossa estratégia que está dando resultado, por conta da maior rivalidade".

 

Com 8,6% das vendas de xampus em geral e 51% do mercado de produtos anticaspa no país, a marca Clear mantém a liderança do segmento anticaspa no Brasil, ao contrário do que ocorre lá fora. A taxa de penetração no mundo estava em 18% em 2008, segundo relatório da P&G. Já Head & Shoulders alcançava 30%. O Valor apurou que a linha da P&G quer atingir até 5% de participação no primeiro ano de atuação no país.

 

A partir de novembro, Head & Shoulders terá 19 itens à venda no varejo - Clear soma 20 produtos nas lojas hoje. E ambas estarão na mídia usando garotas-propaganda brasileiras. A Unilever não irá mais veicular campanhas no país com a cantora americana Nicole Scherzinger e vai escolher uma celebridade local. A P&G contratou Marcio Garcia e Malu Mader.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Carrefour procura dar vida nova a seus hipermercados

Num hipermercado que o Carrefour acabou de reformar nos arredores de Lyon, prateleiras que vão até o teto ...

Veja mais
Sorvete Rochinha terá nova fábrica em São Paulo

Depois de quase 20 anos fazendo sucesso nas praias do litoral paulista, a marca de sorvetes Rochinha finalmente chegar&a...

Veja mais
Fino trato

Queijadinha em forma de pirâmide, geleias de frutas brasileiras em caixinha de madeira, doce de cupuaçu. Fo...

Veja mais
Ouro Verde cresce na armazenagem de cargas na região Sul

Companhia amplia presença em Paranaguá, entra no porto de Itajaí e negocia área em Rio Grand...

Veja mais
Algodão em alta leva a revisão de contratos

Existem renegociações em andamento e há atrasos de até 20 dias na entrega da pluma às...

Veja mais
Hon Hai ingressa no varejo para retomar crescimento

As fábricas chinesas da Hon Hai Precision Industry Co. produzem vários dos eletrônicos mais vendidos...

Veja mais
Wheaton planeja diversificar atuação

Nova fábrica, de R$ 25 milhões, permitirá atender os segmentos de bebidas alcoólicas e alime...

Veja mais
Casas Bahia vai vender seguro de vida nas lojas

O setor de seguro de vida é a nova aposta nos planos de expansão da Casas Bahia, que hoje já tem at...

Veja mais
Feiras noturnas evitam perder clientes

Os feirantes do Grande ABC têm apostado nas feiras noturnas para minimizar os prejuízos causados pelos supe...

Veja mais