Sexagenária ponta firme

Leia em 2min 50s

Para comemorar os 60 anos e tornar a Bic Cristal mais glamourosa, a fabricante lança uma edição colecionável da caneta

 
 
 
Criada na França, a caneta Bic Cristal comemora 60 anos em 2010. Ao longo desse tempo, ela mudou pouco. Tanto que os consumidores normalmente não notam diferenças, como um novo furo na tampa, uma escrita mais fina ou uma tinta mais eficiente. Mas, segundo a empresa, é o constante aperfeiçoamento que faz com que essa caneta seja líder de mercado no mundo todo, escreva 50% mais que as concorrentes nacionais e 100% além das importadas, segundo o Inmetro. Difícil encontrar por aí alguém que não conheça uma caneta Bic que, como poucos produtos, está em 275 mil pontos e cresce 8% em vendas ao ano. O novo desafio da companhia é dar a ela o status de objeto colecionável. E é essa a tentativa com a edição comemorativa e limitada Bic Collection Glam, que será lançada na próxima segunda, durante a Office Paper Brasil Escolar 2010. As três novas cores (roxo, rosa e pérola) têm o mesmo formato da embalagem da Cristal. Segundo o diretor-geral da empresa, Horacio Balseiro, a novidade deve ficar um ano no mercado e a meta é lançar periodicamente novas cores sob o guarda-chuva Bic Collection. Essas canetas, assim como 98% das que são vendidas no Brasil, são produzidas na fábrica que a empresa mantém em Manaus (AM). A primeira leva foi de 5 milhões de unidades, que estará disponível para fornecedores de todo o país. Apesar de a caneta comemorativa ter sido criada no Brasil para o mercado interno, até o fim do ano ela deve ser exportada para Chile, Argentina e Uruguai.

 

As vendas dos 44 modelos de canetas no Brasil - 28 da Bic e 16 de licenciamentos - aumentaram 13,6% no primeiro semestre deste ano com relação ao mesmo período de 2009. Em volume, elas são os carros-chefe da divisão de papelaria, que representa 37% da companhia (perdendo apenas para a área de acendedores). A caneta que mais contribui para o crescimento dessa área é a Bic Cristal fina, que custa 40% mais que o modelo tradicional. Esse item, um pouco mais elaborado, cresceu 120% no primeiro semestre de 2010 em volume e 93% em faturamento. Para essa caneta, que tem tinta para escrever em até três mil metros de papel, o Nordeste tem apresentado crescimento acima da média - apesar de a região Sudeste ainda ser o principal mercado. "As canetas Bic são tão massificadas que acabam seguindo as tendências de consumo gerais do país." Em 2009, o Nordeste cresceu 12% em volume e a mesma medida em faturamento. "A escrita fina é a preferida dos nordestinos." O motivo disso? "Não tem nenhuma explicação climática que indique essa preferência. É só gosto." O principal canal de vendas das canetas Bic é o mercado corporativo. Essas grandes redes de artigos de papelaria para empresas e escritórios representam 14% das vendas. O faturamento total da Bic em 2009, em todas as categorias, foi de R$ 470 milhões. Para 2010, a empresa espera superar os R$ 500 milhões. Apesar da expectativa otimista, Balseiro conta que a empresa sofre muito com a pirataria e segue atuante na denúncia de produtos falsificados. "Só neste mês foram destruídas 20 milhões de canetas falsificadas."

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Exportação de lácteos da Fonterra é recorde

A neozelandesa Fonterra bateu um novo recorde de exportação de lácteos no ano fiscal encerrado em j...

Veja mais
Irrigação ameniza problemas de hortaliças e frutas

As principais hortaliças e frutas produzidas no mercado paulista não estão sendo prejudicadas pela ...

Veja mais
Pastagens sofrem com falta de chuva; leite cai e boi sobe

O preço médio do leite pago aos produtores do país voltou a recuar em agosto, mas a seca em algumas...

Veja mais
Investimento em marketing bate recorde em grandes companhias

Grupo de 30 maiores anunciantes destina 18% das despesas com vendas às marcas   Despesas com marketing, ra...

Veja mais
Transporte rodoviário prevê crescer 10% no segundo semestre

O setor de transporte rodoviário de carga, que pretende obter crescimento superior a 10% neste segundo semestre d...

Veja mais
Franquias estão de olho nos novos postos de gasolina

Com a expansão do segmento de postos de combustível, em que redes de distribuição -como Ipir...

Veja mais
Casas Bahia inaugura nova Central de Relacionamento

Para oferecer atendimento mais personalizado aos clientes, a Casas Bahia inaugurou esta semana mais uma unidade da centr...

Veja mais
Redes preveem incremento de até 23% nos negócios

As redes varejistas mineiras preveem alta de até 23% nas vendas dos últimos quatro meses deste ano ante o ...

Veja mais
Vendas na Expoagas 2010 atingem a marca de R$ 255 milhões

Crescimento foi de 9% em relação ao ano passado, segundo a Agas   As indústrias de limpeza, ...

Veja mais