De olho no 13º

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Redes de supermercado e varejo já fazem promoções, estendem prazos de pagamento e prometem reduzir juros na tentativa de atrair o consumidor para gastar parte do 13º salário que começa a chegar ao bolso do trabalhador nos próximos meses.

 

Parte desses consumidores, como os 23,6 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social, já começou a receber a primeira parcela do 13º salário nesta semana. O valor total é de cerca de R$ 9 bilhões.

 

No ano passado, foram injetados na economia R$ 59 bilhões em decorrência do pagamento do 13º a trabalhadores com carteira assinada. O benefício é pago em novembro e dezembro, como determina a lei.
Parte do varejo já aposta na antecipação das compras e lança promoções a partir desta semana.

 

Na rede Extra, cerca de 200 lojas (supermercados, hipermercados e conveniência) vão vender, até quinta-feira, eletrodomésticos e produtos eletrônicos em 18 parcelas no cartão da rede -a primeira será gratuita.
"No começo da campanha, o consumidor poderá comprar em 18 parcelas fixas nos cartões da bandeira, sendo a primeira parcela grátis. E o cliente começa a pagar a segunda apenas em dezembro, quando receber o 13º", diz Ellen Osne, gerente de marketing da rede Extra.

 

Após negociar com fornecedores, a rede Extra decidiu fazer, em setembro, cinco ações que preveem descontos, embalagens econômicas, promoções "compre e ganhe", além de descontos maiores se o cliente comprar mais de um produto.

 

Na promoção "compre e ganhe", válida por uma semana, uma das ofertas é para a TV LCD 42 polegadas (full HD). Quem comprar o aparelho ganhará um DVD. Na compra de um computador Toshiba, o consumidor levará uma impressora multifuncional, de acordo com a rede."Para a indústria, campanhas como essa são interessantes porque é uma oportunidade para apresentar novos produtos ao consumidor", diz a gerente da rede.

 

As Lojas Colombo também definiram, com a campanha Hora do Juro Baixo, fazer promoções no mês de setembro para atrair o consumidor. Para algumas linhas de produtos, os juros serão de 2,99% ao mês.

 

Com 340 lojas em cinco Estados, a Colombo informa que vai oferecer o crediário flexível -parcelas programáveis. "O consumidor pode optar por parcelas crescentes, decrescentes, usar o 13º para abater parcelas ou dar a entrada somente em novembro, quando receber o 13º", informa a rede.

 

O Magazine Luiza, terceira maior rede de varejo do país, informou que também vai definir nos próximos dias suas promoções.

 

Ana Caroline Fernandes, professora e pesquisadora do Provar (Programa de Administração de Varejo), diz que a cada ano o varejo tem antecipado ainda mais o calendário de promoções.
"Isso ocorre porque algumas empresas antecipam o pagamento do 13º salário. E também porque é uma maneira de o varejo incrementar as vendas em um mês [setembro] em que não há feriados como o do Dia dos Pais."

 

A pesquisadora diz que o objetivo das promoções é atrair o consumidor para o ponto de venda, porque, segundo pesquisas do Provar, 81% das decisões de compra são feitas no local.

 

VENDA PELO CELULAR

 

Além de lançar campanha para reduzir juros, a Colombo começou nesta semana a vender produtos pelo smartphone.
"O consumidor poderá acessar o site da rede pelo seu iPhone e fazer a compra. O público mais jovem, com acesso à internet e que não tem medo de comprar por canais diferenciados certamente deve ser o que mais vai usar esse serviço", diz Clério Kubiak, gerente de e-commerce da rede gaúcha.

 

Os clientes de e-commerce da Colombo têm entre 35 e 49 anos, escolaridade superior ou superior incompleto, faixa de renda entre R$ 1.000 e R$ 3.000 e 42% deles são mulheres, segundo a rede.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


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