Nestlé investe US$ 486 milhões para dobrar suas compras diretas de café

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A Nestlé lançou na sexta-feira, na cidade do México, o Nescafé Plan, para estreitar relacionamento com fornecedores, no qual investirá cerca de US$ 486 milhões em projetos de café até 2020. Nos próximos cinco anos, a companhia suíça, maior fabricante de café do mundo, pretende duplicar o volume de café Nescafé comprado diretamente dos agricultores e de suas associações, que poderá chegar a 180 mil toneladas de café por ano adquiridos de cerca de 1.700 produtores.

 

A companhia distribuirá 200 milhões de mudas de café de alta produtividade e resistentes a pragas aos agricultores até 2020. Conforme comunicado da empresa, isso os ajudará a renovar plantações, multiplicando, assim, a produção na área já existente e aumentando a renda. Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas em inúmeros países, como México, Tailândia, Filipinas e Indonésia, a Nestlé já distribuiu mais de 16 milhões de mudas de café nos últimos dez anos. A empresa também está expandindo os programas de assistência técnica, nos quais seus agrônomos prestam assessoria sobre práticas de cultivo e pós-colheita a mais de 10 mil produtores de café por ano.

 

Paul Bulcke, chefe executivo da Nestlé, informou no comunicado divulgado na semana passada que a criação de valor compartilhado é parte integral da estratégia de negócio da empresa. Segundo ele, para uma empresa ter sucesso no longo prazo precisa criar valores simultaneamente para seus acionistas e para as comunidades em que opera. "O Nescafé Plan é um plano voltado para o futuro do cultivo do café", afirma.

 

A Rainforest Alliance, organização não-governamental internacional, dará apoio à Nestlé, juntamente com outros parceiros da Sustainable Agriculture Network (SAN) e a 4C Association, para a realização dos objetivos do Nescafé Plan relacionados ao cultivo do café. Com isso, até 2015 todo o café verde adquirido diretamente deverá satisfazer os padrões de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos da 4C. Além disso, 90 mil toneladas de café Nescafé deverão ter sua origem certificada de acordo com os princípios da Rainforest Alliance e da Sustainable Agriculture Network (SAN) até 2020.

 

Veículo: DCI


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