Sem concorrência chinesa, Tilibra e Foroni crescem até 27%

Leia em 3min

As fabricantes de cadernos Tilibra e Foroni projetam crescimento este ano. Segundo elas, a produção de cadernos no País tem vantagem em relação a outros setores da indústria, pois ela não sofrecom a competição chinesa, já que o custo da sua principal matéria-prima, o papel, é global. "Para atender o mercado nacional, a Tilibra vai investir cerca de US$ 5 milhões para ampliar a sua capacidade de produção e em novos equipamentos", diz o presidente da multinacional norte-americana, Rubens Passos.

 

A expectativa da empresa é crescer 15% este ano. Para isso, a Tilibra investe ininterruptamente em renovação de seu portfólio. De junho a janeiro, a produção da empresa tem trabalhado em três turnos. "Produzimos 30 milhões de toneladas de produtos ao ano", diz Passos.

 

Com o mercado interno aquecido e consolidado, a empresa projeta dar continuidade no patamar de crescimento das exportações. As transações externas estão representam 5% do volume de negócios da companhia. "Nossas exportações estão crescendo a uma taxa de 20% " explica o presidente. Um entrave no setor, apontado por Passos, foi a alta de preços do papel cartão. "As altas de preços do papel cartão ao longo do ano, pressionaram nossos custos de fabricação" conta.

 

A Tilibra pertence à Divisão de Materiais de Escritório e Produtos ao Consumidor da Meadwestvaco Corporation, grupo norte-americano. A mais recente aquisição do grupo foi a Grafon's, fabricante que atende o segmentos para papelaria, em 2009.

 

Foroni

 

Outra fabricante de cadernos, a brasileira Foroni, tem um plano de investimentos de cerca de R$ 30 milhões, que vem sendo desenvolvido nos dois últimos anos, para modernização do seu parque fabril. Atualmente, a empresa já instalada em uma área de 20 mil metros quadrados na zona leste da capital paulista. O objetivo da Foroni é fechar 2010 com incremento de 27% no faturamento deste ano.

 

Segundo a diretora de Marketing da Foroni, Marici Foroni, um dos investimentos feitos pela empresa, recentemente, foi a aquisição de maquinário para otimizar a produção.

 

"Somos pinoneiros no País com esse tipo de equipamento. A produção é de um caderno por segundo", afirma ela. Hoje, a Foroni produz cerca de 40 milhões de unidades de caderno ao ano e faturou mais de R$ 200 milhões no ano passado.

 

A fabricante brasileira exporta cerca de 10% da produção, para países da América Latina. Segundo a Foroni, o percentual só não é maior por causa da alta competitividade com países como Vietnã e Indonésia. "São países onde a fabricação de cadernos é muito forte e com as altas taxas cambiais. O aumento nas exportações se torna inviável, nas condições atuais."

 

A Foroni emprega mais de 600 funcionário, com capacidade produtiva anual superando a marca de 25.000 toneladas de papel. Fundada em 1924, a empresa possui licenças de personagens de Disney, Warner e Mattel, além de outros gigantes do mercado.

 

As fabricantes de cadernos Tilibra e Foroni projetam crescimento de até 27% em 2010. Segundo elas, a produção de cadernos no País tem vantagem perante outros setores da indústria, pois não sofre competição chinesa, já que o custo da sua principal matéria-prima, o papel, é global. "Para atender o mercado nacional, a Tilibra vai investir cerca de US$ 5 milhões para ampliar a sua capacidade de produção", diz o presidente da multinacional norte-americana, Rubens Passos. Já a Foroni comprou maquinário e ampliou seu parque fabril.

 


Veículo: DCI


Veja também

Q’Lar lança família de produtos para louças desenvolvida pela Design Inverso

Linhas convencional e Economic complementam catálogo da Dupar.   A Q’Lar, marca de domissanit&aacu...

Veja mais
Basf dá um salto na cadeia produtiva para crescer no País

A Basf planeja avançar um elo da cadeia produtiva para crescer no Brasil. A gigante alemã, a maior empresa...

Veja mais
Carlyle aposta no mercado de lingerie no Brasil e compra Scalina

O Grupo Carlyle decidiu apostar no crescente mercado de lingerie no Brasil ao adquirir na segunda-feira uma participa&cc...

Veja mais
Assaí inicia expansão na rota do agronegócio

Uma das líderes de mercado do segmento atacadista, a rede Assaí começa neste semestre a atuar na Re...

Veja mais
Fibras naturais são apelo na criação das melhores lingeries

A Fruto do Pano já está colocando 17 mil peças da coleção 2011 nas estantes das lojas...

Veja mais
Novartis investe em inovação para crescer

Quais os novos desafios das indústrias farmacêuticas? Essa é uma das principais perguntas feitas por...

Veja mais
Samsung terá fábrica de LCD no país

Plano prevê investimento de R$ 290 milhões e contratação de 250 pessoas    A corea...

Veja mais
Pesquisa aponta quais as marcas mais lembradas

As marcas Itaú, Visa, BR Petrobras, Carrefour, Oi, Unimed, Volkswagen, Rede Globo apareceram entre as mais lembra...

Veja mais
Nestlé investe US$ 486 milhões para dobrar suas compras diretas de café

A Nestlé lançou na sexta-feira, na cidade do México, o Nescafé Plan, para estreitar relacion...

Veja mais