Comércio prevê aumento de até 16,5% no Dia da Criança

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Os lojistas de shoppings são os que estão mais otimistas para as vendas do Dia da Criança deste ano. A expectativa da Alshop (associação de lojistas de shopping) é de crescimento de 16,5% na comparação com 2009.

 

"Este será o melhor mês de vendas para o Dia da Criança dos últimos três anos", afirma Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

 

As vendas serão impulsionadas pelo maior poder de compra da população, principalmente das classes C e D, pelo aumento da confiança do consumidor e pela expansão do crédito.

 

"Uma confiança maior indica mais consumo", diz Fabio Pina, assessor econômico da Fecomercio SP, que projeta crescimento de 4% a 5% nas vendas deste ano.

 

O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, faz um alerta para o nível de inadimplência. "É importante que se irrigue a economia com crédito, mas de uma forma racional." A associação prevê crescimento das vendas de 8,5%.

 

Os fabricantes de brinquedos venderam para o varejo 7% a mais neste ano na comparação com as entregas feitas para a mesma data no ano passado, segundo a Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).

 

Foram enviados para as lojas aproximadamente 90 milhões de brinquedos. A Abrinq projeta faturamento de R$ 2 bilhões para a data, considerando o preço da loja.

 

A indústria brasileira lançou cerca de 800 brinquedos neste ano. "É para enfrentar os chineses a tapa", diz Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq.

 

O objetivo dos fabricantes é retomar o mercado conquistado pelo produto chinês, que detém uma fatia de 50%, segundo Costa.

 

O setor de vestuário também deve apresentar maior movimento, mas as grandes vedetes são brinquedos, jogos eletrônicos, eletroeletrônicos e celulares.

 

O tíquete médio das compras está estimado entre R$ 80 e R$ 120, com aumento de cerca de 20% sobre o ano passado, segundo a Alshop.

 

O Dia da Criança é considerada a quarta maior data do varejo, atrás de Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Para o setor de brinquedo, é a data mais importante, à frente inclusive do Natal.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


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