Novas regras para pães integrais

Leia em 2min 50s

Objetivo é que o consumidor tenha informação precisa, nos rótulos, sobre a quantidade de grãos e fibras adicionada aos produtos

 

Eles invadiram as prateleiras de padarias e supermercados como alternativa mais saudável para os consumidores. Mas agora os chamados pães integrais e seus derivados precisam de novas regras que indiquem de forma clara os percentuais de grãos usados na fabricação dos produtos.

 

O Ministério Público do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar os percentuais de ingredientes integrais nos pães industrializados. A meta é fazer com que os fabricantes informem nos rótulos, com clareza, a quantidade de grãos adicionada aos produtos.

 

A ação foi motivada pela falta de informação nutricional dos produtos que surgiram ao longo dos últimos anos, no que se refere à quantidade de grãos e fibras.

 

Até 2005, o Governo permitia que os pães levassem a marca de integrais mesmo com uma pequena quantidade de farelo. A resolução foi revogada e hoje não há norma específica sobre o assunto.

 

A criação de novas denominações, como multigrãos e sete grãos, tem confundido os consumidores, que acabam levando o produto sem a garantia de qualidade.

 

Nem mesmo a nomenclatura rico em fibras representa umasegurança para o consumidor. As fibras podem ser adicionadas artificialmente a uma massa de farinha branca, por exemplo.

 

Professor do curso de Nutrição da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Cezar Henrique de Azevedo acredita que a concepção do pão integral precisa ser bem descrita nos rótulos. "É fato que a rotulagem dos produtos no País é muito deficiente. No caso dos pães integrais, a situação se complica porque a informação é insuficiente para se saber o teor de fibras", assinalou Azevedo.

 

O grão integral refinado, por exemplo, não conta com o farelo e nem o gérmen, que guardam a maior parte dos nutrientes e fibras.

 

"Um produto feito com grãos refinados tem percentual menor do que os que utilizam o farelo e o gérmen. O problema é que essa informação não fica clara para o consumidor, na maioria dos rótulos", assinalou Azevedo.

 

Sabe-se, por exemplo, que nos Estados Unidos é preciso que o produto tenha 51% de grãos integrais para ser considerado integral. Estudo publicado em 2006 pela Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que os pães de centeio comercializados no Brasil continham, em média, apenas 15,5% dos ingredientes integrais.

 

"Isso só reforça a necessidade de criar regras, normas bem claras que visem proteger o consumidor de levar algo que não está de acordo com a realidade", concluiu Azevedo.

 

Uso Moderado

 
O consumo em excesso de produtos a base de grãos integrais pode ser prejudicial à saúde. Conforme explica o professor do curso de Nutrição da UniSantos, Cezar Henrique de Azevedo, substâncias presentes nas fibras dos integrais, principalmente os crus, podem reduzir a absorção de minerais como zinco, ferro e cálcio. O ideal, segundo ele, é procurar consumir esses produtos de forma moderada, de preferência com orientação e supervisão de um nutricionista. "O produto genuinamente integral pode ser benéfico para a saúde. Mas precisa ser usado de forma correta pelo consumidor"

 


Veículo: A Tribuna de Santos


Veja também

Pão francês fica mais caro

Os reflexos da alta dos preços da farinha de trigo já são notados entre os consumidores do tradicio...

Veja mais
O Brasil encara novos recordes

O Natal de 2010 será o melhor da história e 2011 começará aquecido. Com perspectivas t&atild...

Veja mais
Chocolates finos: Francesa Valrhona procura fornecedor de cacau no Pará

A Valrhona, fabricante francesa de chocolates finos, está à procura de fornecedores de cacau no Pará...

Veja mais
Zelo busca expansão fora de São Paulo

A Zelo, rede paulista especializada em artigos de cama, mesa e banho, deve abrir mais dez lojas até o final de 20...

Veja mais
Supermercados: atenção à sazonalidade

Para atender aos segmentos supermercadista e varejista, é preciso atentar ao espaço de movimentaç&a...

Veja mais
Venda de tamanhos especiais em xeque

Tido como um mercado carente de opções, as lojas que comercializam roupas com tamanhos especiais vivem rea...

Veja mais
Walmart muda presidência da rede no Brasil São Paulo

O Walmart anunciou mudança na presidência da rede no Brasil. O executivo Marcos Samaha ficará na lid...

Veja mais
Papelão ondulado: Vendas sobem, porém ritmo começa a diminuir

As vendas domésticas de papelão ondulado devem manter a trajetória de crescimento até o fim ...

Veja mais
Na Marisol, experiência não é fundamental

Donini, da Marisol: "o desafio é evitar a mesmice em cronogramas apertados"Quando instalou uma fábrica no ...

Veja mais