Varejo deve contratar menos pessoal temporário

Leia em 2min 30s

O volume de contratações para empregos temporários, principalmente no comércio varejista, grande demandante dessa mão-de-obra no final do ano, poderá ficar abaixo do esperado em Minas Gerais. As incertezas com o cenário econômico internacional deverão contribuir para a redução na criação de vagas, principalmente para atender a forte demanda do período natalino.

 

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços em Recursos Humanos e Trabalho Temporário no Estado de Minas Gerais (Sinserht-MG), José Carlos Teixeira, a crise no sistema financeiro internacional está prejudicando a oferta de crédito no mercado. A expansão do crédito é um dos principais fatores responsáveis pela ampliação nas vendas do comércio em 2008.

 

Segundo Teixeira, para este ano eram esperados a criação de 13 mil a 14 mil postos de trabalho temporários no comércio em Minas Gerais para as vendas de final do ano, ante 10 mil vagas em 2007. "Ao que tudo indica poderemos ter um resultado abaixo disso", afirmou.

 

O presidente da entidade informou que as vagas criadas no setor industrial não deverão ter retração este ano. "As contratações para atender a demanda do Natal já foram feitas", explicou.

 

Teixeira ressaltou que as contratações para as vendas de final de ano já foram iniciadas pelas empresas de Minas Gerais. "Por enquanto, o volume de empregos gerados está dentro das expectativas", avaliou o presidente.

 

Diferencial - A chefe do Departamento de Economia da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), Silvânia de Araújo, informou que a projeção da entidade era registrar 10% de elevação na criação de temporários em 2008, ante 2007, que somente em Belo Horizonte somou 7 mil vagas. "Com este cenário ainda poderemos ter um incremento, mas será em uma base menor", afirmou.

 

Segundo Silvânia de Araújo, os segmentos do comércio varejista que necessitam de atendimento personalizado deverão manter a criação de postos de trabalho no final de 2008. "Este é um diferencial para estas empresas, que precisam atender a demanda do período natalino", disse. A redução deverá ser verificada em estabelecimentos que possuem auto-serviços.

 

Favorável - O economista da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Fernando Sasso, afirmou que a criação de vagas temporárias dependerá da extensão da crise no sistema financeiro. Conforme ele, o cenário ainda aponta para expansão nas vendas no final deste ano. "O nível de emprego e renda ainda são positivos no país, o que forma um cenário favorável para as vendas no comércio", disse.

 

Conforme Sasso, o que deverá ocorrer será uma migração do consumidor para o segmento de bens semi-duráveis. "As pessoas deverão evitar compras financiadas a longo prazo em virtude da expectativa em relação ao comportamento da economia", afirmou. De acordo com ele, o segmento de vestuário, por exemplo, deverá continuar a registrar expansão nos negócios.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Animale para os íntimos

  Veículo: O Globo - RJ...

Veja mais
Azeite Gallo cresce 30% e lança produto premium no país

Brasil é o principal mercado internacional da marca, que é líder nas principais regiões cons...

Veja mais
Corpus Light sabor salada de frutas, o lançamento gostoso e nutritivo da Danone

Mais uma deliciosa opção com a exclusiva fórmula que Corpus oferece: 0% de gordura, sem aç&u...

Veja mais
Supermercados gaúchos esperam vender 11% a mais no Dia das Crianças

Ainda não será no Dia das Crianças que os consumidores irão frear o consumo como reflexo da ...

Veja mais
Preços de produtos de soja aceleram a taxa

O "grupo soja" no atacado, que inclui a soja em grão, o farelo e o óleo de soja, foi o grande destaque do ...

Veja mais
Setor têxtil amarga perdas com importados

O setor têxtil do Estado registrou recuo na produção em todas as bases de comparação, ...

Veja mais
Laticínio Jussara faz opção por Araxá

Dentro de dois meses Minas Gerais receberá a primeira planta do Laticínio Jussara, que está em fase...

Veja mais
O desafio de construir marcas

Evento em São Paulo reuniu executivos para debater a importância de se investir no nome das empresasEvento ...

Veja mais
Crise internacional agrava cafeicultura

Falta de liquidez externa só veio agravar o cenário para o setor em Minas, que passa por mau momento. &nb...

Veja mais