Brinquedo chega ao mercado 4% mais barato

Leia em 3min

O consumidor que for comprar presentes para o Dia da Criança encontrará produtos 4,09% mais baratos que há um ano.  o que mostra o Índice do Custo de Vida (ICV) calculado entre setembro de 2009 e agosto deste ano pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O percentual vai na contramão da inflação geral registrada no mesmo período, de 5,15%.

 

O proprietário da loja Semaan, Marcelo Mouaward, aponta alguns fatores que influíram em tal queda. O primeiro é o aumento dos estoques das empresas, resultado da sobra de produtos do último ano. "Apesar do bom Natal de 2009, o Dia da Criança não foi tão bom assim", explicou. O segundo ponto citado por Mouaward é a queda do dólar e o conseqüente barateamento dos itens importados

 

Os pais que optarem por produtos nacionais notarão uma redução de 4% em relação a 2009, de acordo com estudo feito pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) com uma cesta de 900 itens.

 

Chineses - Na opinião do presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, a queda é explicada pela escala econômica. Ou seja, as empresas daqui deixaram de fabricar produtos - como ursos de pelúcia e bonecas de plástico - em que não conseguiam competir com os chineses e voltaram a produção para brinquedos com maior valor agregado. Resultado: 800 lançamentos para a data. E a queda de 4% também é esperada para o Natal, quando o mercado deve receber outras 400 novidades.

 

A data também é esperada com otimismo pelo varejo. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) projeta vendas 16,5% maiores ante 2009, além de gasto médio entre R$ 80 e R$ 120. Já a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) estima alta entre 8% e 10%. "O varejo vem tendo um bom desempenho no ano e o Dia da Criança não deve ser diferente", comentou o economista-chefe da associação, Marcel Solimeo.

 

Somado aos indicadores econômicos positivos, como renda, emprego, confiança do consumidor e crédito, Mouaward aponta o sucesso de filmes e desenhos na TV como grandes impulsionadores de vendas. Um exemplo é o lançamento do filme Toy Story 3, que fez o boneco do astronauta Buzz Lightyear ser um dos mais desejados. Outros brinquedos que prometem ser líderes de vendas são o Senhor Cabeça de Batata, que volta às prateleiras graças ao Toy Story, e os produtos dos personagens infantis Ben 10 e Bakugan. Para as meninas, a Barbie é sempre a preferida.

 

Segunda mão - Os brechós aparecem como opção de compra para quem não pretende gastar muito com o presente das crianças. Um exemplo é uma bicicleta do Homem-Aranha aro 16 com rodinhas vendida por R$ 60 no Brechó Pistache. "As pessoas não devem ter receio de comprar em brechós.  possível ir até a loja e verificar o estado de conservação dos brinquedos", explicou a proprietária Francine Cangueiro.

 

"A saída de brinquedos é muito rápida e esperamos um aumento nas vendas para o Dia da Criança", afirmou a gerente do brechó Repeteco, Valeska Pinheiro.

 

No Second Hand, grande parte dos brinquedos vendidos é voltada para bebês de até dois anos. O preço de mercado do produto Aprender e Brincar/Potinhos das Formas da Fisher-Price, por exemplo, é R$ 129. No brechó, informa a sócia Luciana Del Bianco Braile, custa R$ 60. (AE)

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Produção de cebola tem expansão

Safra mineira alcançará 141,3 toneladas, 28,12% superior ao apurado em 2009 .    Produtore...

Veja mais
Indústrias tendem a manter preços

Setor produtivo e varejo apostam na estabilidade diante da competição acirrada e da queda do dólar....

Veja mais
Opção pela classe C faz Ricoy prever vendas de R$ 1,4 bilhão

Uma das redes mais assediadas entre os supermercados do País, o grupo Ricoy, cujo foco é nas vendas &agrav...

Veja mais
Público do "hiper" migra para as lojas de atacado

Vendas dos hipermercados caem 7% no primeiro semestre   Festejado nos anos 70 e 80 como o espaço ideal de ...

Veja mais
Unilever quer varejo mais perto

Estratégia: Filial brasileira ganha centro de inovação e planeja superar receita dos EUA  &nb...

Veja mais
Dia da Criança é nova fonte de otimismo para os shoppings

Considerada pelo varejo a quarta maior data em número de vendas, o Dia da Criança já começa ...

Veja mais
CEO do Carrefour explica a reinvenção do seu modelo

O novo formato dos hipermercados do Carrefour, no subúrbio de Lyon (França), tem mais área ú...

Veja mais
Agosto tem recorde de contratações puxado por serviços e comércio

Os setores de serviços e comércio anteciparam contratações e puxaram o desempenho positivo d...

Veja mais
Produção de alumínio

A produção brasileira de alumínio primário alcançou 131,6 mil toneladas em agosto, ma...

Veja mais