Animado com o bom desempenho nos primeiros oito meses meses do ano, o comércio lojista espera um aumento de 12% nas vendas para o Dia das Crianças - uma das maiores datas comemorativas do comércio. É o que mostra a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que ouviu 500 lojistas da Cidade do Rio de Janeiro dos ramos de brinquedos, roupas, calçados, eletroeletrônicos e artigos esportivos infantis e infanto-juvenis para conhecer a expectativa dos empresários.
Segundo a pesquisa o ambiente no comércio é de otimismo, mostrando que 75% dos lojistas esperam um movimento melhor do que em 2009. Eles acreditam que brinquedos, calçados, roupas, mochilas e acessórios, celulares e jogos eletrônicos devem ser os presentes mais vendidos. Os lojistas estimam também que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 100,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, cartão de débito, dinheiro e cheque.
O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, diz que as boas vendas do comércio nos últimos oito meses, em linha com o bom desempenho da economia e a melhoria da distribuição de renda e aumento do emprego, indicam que teremos um Dia das Crianças bem melhor do que o ano passado. “Além disso os lojistas inovaram bastante este ano para seduzir ainda mais os consumidores e apostaram nas promoções, diversificação de planos de pagamento e crédito mais fácil. A julgar por esses últimos dias, a estratégia vem atingindo os objetivos”, conclui Aldo.
Apostando nas boas vendas, os comerciantes aumentaram os seus estoques e, como estratégia para atrair os consumidores investiram na decoração da loja e da vitrine, em propaganda e na facilidades de pagamento e lançamento de produtos e outras ações.[www.cdlrio.com.br].
Veículo: Revista Fator Brasil