Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) ministrarão palestras hoje (22) para representantes do setor de panificação da região do Grande ABC sobre a legislação em vigor.
No local, será distribuída a cartilha orientativa "Ipem-SP explica - Padarias" para cerca de 250 profissionais do setor de panificação convidados.
Entre os assuntos abordados estará a fiscalização de produtos pré-medidos (pesados ou medidos sem a presença do consumidor), a forma correta de comercializar o pão francês, verificação de balanças de pesagem dos alimentos e especificações legais para venda de produtos produzidos pela própria panificadora.
A publicação foi produzida após fiscalização especial em panificadoras que encontrou irregularidades em doces e salgados de produção própria em 60% das 202 padarias visitadas. Dentre os erros estavam menor quantidade do produto em relação à citada na embalagem; falta de etiqueta com indicação de peso na embalagem; e ausência de cartaz com a indicação do preço do pão francês por quilograma.
Além da orientação, o Ipem-SP tem intensificado a fiscalização nas padarias. Em junho, fiscais verificaram 102 estabelecimentos, os quais 44 (43,14%) estavam irregulares. No mês de julho, 113 panificadoras foram vistoriadas e 33 (29,20%) autuadas. Já em agosto, das 137 padarias visitadas 59 (43,07%) apresentaram erros.
Veículo: DCI