Drogaria São Paulo investe mais de um milhão de reais em treinamentos para a equipe

Leia em 3min 20s

Treinar, capacitar, aperfeiçoar e reciclar. Essas são as quatro vertentes que regem o Departamento de Treinamento e Desenvolvimento da Drogaria São Paulo, rede com mais de 250 lojas. A empresa, que emprega mais de 7.500 funcionários, mantém uma programação fixa de cursos, além de outros inseridos de acordo com as necessidades que são percebidas pelas lideranças.

 

“Entendemos que o treinamento é necessário e vital para a manutenção do desenvolvimento do funcionário. O retorno tem se mostrado eficaz, melhorando os processos do atendimento ao cliente, o relacionamento interpessoal e a motivação das equipes”, explica a gerente de Treinamentos, Lana Cebel.

 

A área, que está ligada aos Recursos Humanos, só em 2009, somou 100.468 horas de treinamentos realizados e investiu mais de um milhão de reais. A projeção para 2010 é que o número de horas/aula chegue a 190.000, um aumento de quase 50% em relação o ano anterior, o que deve demandar ainda mais investimento por parte da Rede.

 

Hoje, a Drogaria São Paulo realiza uma média de 30 tipos de cursos diferentes por mês, sendo que a maioria acontece em sede própria, no Centro de Treinamento Dr. Ronaldo de Carvalho, inaugurado em 2009. “O espaço reproduz o ambiente de loja, trazendo mais realidade ao curso”, explica Lana. “Em São Paulo os treinamentos ocorrem continuamente de segunda à quinta, já em outras cidades ocorrem mensalmente. A integração acontece duas vezes por semana, aplicação de injetáveis, reciclagem e biossegurança, mensalmente”, completa.

 

Departamento de Treinamento e Desenvolvimento- Para atender a demanda dos mais de 7.500 funcionários que se dividem entre lojas, matriz e centros de distribuição, a Drogaria São Paulo criou o Departamento de Treinamento e Desenvolvimento, em janeiro de 2010. A equipe é formada por 13 profissionais, quatro alocados na matriz e mais nove no Centro de Treinamento.

 

Com a constante expansão e aquisição da rede Drogão, a empresa pretende chegar ao número de 360 lojas até o final de 2010 e com isso é provável que a equipe cresça, assim como os espaços para os encontros. “Temos salas próprias para os trabalhos desenvolvidos no Centro de Treinamento em São Paulo e em outras cidades, um auditório na matriz e estamos providenciando uma nova área para a Integração, mas ainda é pouco. Devido à grande demanda, muitos encontros são realizados em espaços próximos à matriz ou no sítio do Grêmio. Com a chegada do Drogão devemos chegar a uma equipe de 9.000 funcionários e mais do que nunca, com certeza, precisaremos de mais espaço”, afirma.

 

Resultados - A aceitação é mensurada através de uma avaliação de reação tabulada que apresenta parâmetros de aprimoramento, assim como mostra o resultado positivo. Além disso, as lideranças da empresa também dão retorno sobre o desempenho das equipes que são comprovadas no crescimento contínuo da Rede.

 

“Os funcionários também nos retornam de forma espontânea fazendo elogios. Nossos treinamentos são específicos para cada área e procuramos fugir da mesmice do palestrante e convidados, o que também colabora para aumentar a participação da equipe. Sempre que possível inserimos treinamentos vivenciais, através de jogos ou teatro, por exemplo. O treinamento agrega ao funcionário conhecimento, experiência, vivência, sentido de valorização, subsídio para processos de reflexão e amadurecimento”, finaliza.

 

Drogaria São Paulo - Com 67 anos de atuação, a Drogaria São Paulo é pioneira na implantação de farmácias 24 horas e hoje atende cerca de 5 milhões de pessoas por mês. Com a aquisição da rede Drogão em junho de 2010, assumiu a liderança do mercado farmacêutico do país com 356 unidades, distribuídas por cerca de 60 municípios e espera encerrar o ano de 2010 com 360 lojas. A rede está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Bahia.

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Registro de marcas cresce 12% e deve superar 2009

O número de pedidos de registro de marcas no país cresceu no primeiro semestre deste ano e deve superar o ...

Veja mais
Alta dos alimentos

Os preços dos alimentos devem subir nos próximos meses, o que deve causar aumento da inflaçã...

Veja mais
Feijão vai voltar à casa dos R$ 5

O tempo seco e a falta de chuvas devem fazer com que o feijão sofra nova alta nos próximos dias. Segundo e...

Veja mais
Natal faz euforia crescer no comércio de luxo

O mercado de luxo brasileiro espera fechar o ano com U$ 7,59 bilhões este ano, crescimento de 22% se comparado &a...

Veja mais
Cargill tenta acabar com o chocolate esbranquiçado

Alimentos: Nova manteiga de cacau é produzida após 5 anos de pesquisa   Imagine uma caixa de bombon...

Veja mais
Disney e Extra miram alta de 20%

O Extra, em parceria com a Disney, traz para o Dia da Criança a campanha "Sonho Encantado", que vai premiar os cl...

Veja mais
Rede de varejo lança fundo de crédito

Captação: Ponto Frio prepara FIDC de R$ 1 bi e Lojas Renner fará oferta de R$ 350 mi; Americanas av...

Veja mais
Nestlé usa táticas dos emergentes na Europa em crise

A Nestlé está introduzindo parte das técnicas de vendas e de embalagens especiais instituída...

Veja mais
Walmart busca terrenos para lojas menores nos EUA

O Walmart prepara-se para uma investida no segmento de lojas de conveniência em áreas urbanas dos Estados U...

Veja mais