Redes investem para ampliar a variedade de produtos nas gôndolas e aproveitar o crescimento do poder de compra.
Diante do aumento do poder de compra das classes C e D, as redes mineiras de supermercados estão ampliando o mix para aumentar as vendas. A variedade de produtos nas gôndolas chegou a crescer 20% no acumulado até setembro deste ano em Minas na comparação com o mesmo período de 2009.
De acordo com o gerente de Marketing do Supermercado Bahamas Ltda, sediado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, Nelson Júnior, a rede ampliou em 20% a variedade de produtos ofertados nos primeiros nove meses deste ano na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Hoje são aproximadamente 9 mil itens.
Para ele, essa é uma forma de melhor aproveitar o novo potencial de compra das classes emergentes. "A variedade de itens oferece opção aos nossos clientes em relação às marcas líderes. Esse tipo de oferta cria novos hábitos nos consumidores. Essa é uma tendência que vem atravessando os últimos cinco anos quando as marcas líderes se posicionavam de tal forma que eram praticamente imbatíveis. Agora as indústrias têm se voltado para produtos alternativos, com qualidade, mas com preço inferior. Isso mudou o mercado. O varejo abriu as portas para novas marcas", avaliou.
Conforme Nelson Júnior, uma equipe da rede tem a função de avaliar as novas marcas que são oferecidas ao varejo. "Desenvolvemos um trabalho de gerenciamento de mercadorias, com a missão de conhecer as novas marcas através das características comercias e qualitativas, comparando com os produtos líderes", afirmou.
Ele disse que, para acompanhar as perspectivas de incremento da economia nacional, o Bahamas, que conta 24 lojas no Estado, está em processo de expansão. A empresa investirá, neste ano, R$ 38 milhões na abertura de mais duas unidades - São João del-Rei (Campos das Vertentes) e Barbacena (região Central) - e na construção do centro de distribuição (CD). Para 2011 está prevista a inauguração de mais seis pontos de venda. O valor do investimento está em estudo, conforme o gerente de Marketing.
O CD, que será instalado em Juiz de Fora, receberá aportes de R$ 20 milhões. O investimento já está sendo aplicado e a primeira fase do empreendimento deverá ser concluída em dezembro, quando serão transferidos o escritório e a central de perecíveis para o local. A área total possui 78 mil metros quadrados.
No primeiro semestre deste ano, o Bahamas registrou incremento de 11% na receita na comparação com igual intervalo de 2009. Conforme Nelson Júnior, o segundo semestre tende a ser ainda mais aquecido, sobretudo com a abertura das novas unidades. A expectativa é de que o faturamento cresça 17% neste ano frente o exercício passado.
A rede de Supermercados ABC, com 21 lojas, sediada em Divinópolis, na região Centro-Oeste, tem registrado aumento no mix ofertado nas gôndolas. Segundo o diretor de Marketing da empresa, Túlio Fernandes Martins, são vendidos 15 mil itens, volume 10% superior ao mesmo período do ano passado. A rede ABC deverá registrar incremento de 15% neste exercício em relação a 2009, alcançando R$ 460 milhões.
Na rede de supermercados Super Nosso, que possui 12 unidades na capital mineira, houve ampliação de 15% no mix de mercadorias neste ano em relação a 2009. Hoje são 15 mil itens a disposição dos clientes. De acordo com o gerente de marketing da rede, Marcos Kayser o aumento do poder de compra das classes populares é o principal fator responsável pela diferenciação do mix. Segundo Kayser, nos nove primeiros meses deste ano, as vendas do Super Nosso aumentaram 17% na comparação com idêntico período de 2009.
Veículo: Diário do Comércio - MG