Alta do tíquete médio neste ano na compra dos presentes está relacionada com o cenário econômico.
O consumidor belo-horizontino pretende gastar, na média, entre R$ 51 e R$ 100, para a compra de presentes para as crianças. o que revela pesquisa divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 410 consumidores. Para quase metade dos entrevistados (48,17%), este será o valor gasto na compra.
De acordo com nota da CDL-BH, esse resultado foi melhor que o apurado no passado, quando a maioria dos consumidores estava disposta a gastar no máximo R$ 50. Em seguida estão 30,32% dos consumidores que irão desembolsar até R$ 50 com o presente, logo após, 15,16% que afirmaram gastar de R$ 101 a R$ 250. Na faixa de R$ 251 a R$ 500 estão 4,4% dos entrevistados. E 1,95% dos consumidores afirmaram que o valor médio do presente deve ficar acima de R$ 500.
Conforme avaliação da entidade, o aumento do tíquete médio para este ano está relacionado com a confiança do consumidor. Entre os fatores que alavancaram o otimismo estão a melhora do cenário econômico e a elevação dos postos de trabalho, que vêm exercendo pressão positiva na decisão de compra.
O consumidor da capital mineira prefere o dinheiro como forma de pagamento, segundo 36,21% dos entrevistados. Em seguida estão as compras parceladas no cartão de crédito (21,67% dos consumidores); à vista no cartão de crédito (14,78%); cartão de débito (14,04%); cheque pré-datado (3,95%); parcelado no cheque (3,69%); cartão da própria loja (3,2%); a vista no cheque (1,97%) e parcelado no carnê/crediário (0,49%).
Última hora - O local preferido pela maior parte dos pequisados para fazer as compras será m lojas de rua, com 21,5% dos entrevistados comprando os presentes nos principais centros comerciais da capital e 16,75% na região onde moram, o que totaliza 38,25%. Em seguida estão 36,25% que comprarão os presentes nos shopping centers; 12,25% nos shoppings populares; 6,75% afirmaram não ter preferência e 6,5% optaram pela internet.
Os lojistas devem se preparar para lojas cheias durante esta semana, já que 61,92% dos entrevistados afirmaram que só comprarão os presentes na última hora. O que mais os agrada na loja, de acordo com a pesquisa da CDL/BH é: preço/valor dos produtos (30,41%); atendimento qualificado (20,04%), facilidades de pagamento (13,06%); acesso/estacionamento (10,91%); qualidade de produtos (8,23%); ambiente agradável (7,87%); segurança (6,98%) e marca (2,5%).
A roupa é o presente ideal de acordo com 21,48% dos entrevistados, seguida de bonecas (16,89%); jogos diversos (14,26%); carrinhos (12,46%); calçados (10,16%); eletroeletrônicos (8,03%); jogos educativos (7,38%); livros (4,26%); bicicletas (2,95%) e outros.
Veículo: Diário do Comércio - MG