Vendas do setor do leite longa-vida devem crescer 5%

Leia em 1min 30s

A indústria de leite longa-vida (UHT) pretende encerrar 2010 com crescimento de 4% a 5% em suas vendas, faturamento de R$ 9,4 bilhões e 5,5 bilhões de litros vendidos. O setor pretende, ainda, repetir a performance de incremento de vendas em 2011. No ano passado, por conta da crise global, o setor recuou 0,9%, com 5,308 bilhões de litros vendidos. Conforme o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa-Vida (ABLV), Cláudio Teixeira, o principal fator de impulso desse desempenho é o incremento de renda e ascensão social da população, que influencia no poder de compra do consumidor. “O brasileiro hoje consome 140 litros de leite longa-vida por ano. Pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, o ideal é que esse consumo seja de, pelo menos, 200 litros por habitante/ano. O que mostra o potencial de crescimento que temos.”

 

Em 15 anos, a produção brasileira de leite longa- vida saltou de 300 milhões de litros para 5,5 bilhões de litros em 2010. O mercado interno absorve 97% dessa produção. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Leite Longa-Vida (ABLV), Nilson Muniz, o crescimento do setor foi conquistado a partir de um trabalho de identificação do produto pelo consumidor e um novo posicionamento da indústria no mercado.

 

Atualmente, o leite longa-vida está presente em 85% dos lares brasileiros e representa 76% do leite fluido de consumo. Esse porcentual ainda é menor do que na Europa, onde o produto tem 97% de participação. Na América do Sul, Chile (98%) e Argentina (87%) consomem mais o produto. A ABLV, em 2005, criou um fundo de propaganda para fomentar o consumo, com aportes de R$ 10 milhões anuais, mas com a crise em 2009, os investimentos foram suspensos.

 


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Locadora virtual chega aos televisores

O serviço de locadora virtual começa a chegar aos televisores. A LG fechou um acordo com a Saraiva e com a...

Veja mais
Safra de arroz será maior, mas preços preocupam

A safra 2010/2011 de arroz no Estado será mais produtiva do que a anterior, mas a remuneração ao ag...

Veja mais
Consumidor gaúcho é o mais exigente do Brasil

Moradores da Capital focam em qualidade e comparam preços - Produtos tradicionais ainda têm preferênc...

Veja mais
Videogame irregular é alvo de fiscalização

PlayStation 3 importados que não funcionam no país são apreendidos no varejo   A Anatel (Ag&...

Veja mais
Varejista quer mais compras conjuntas com fornecedores

O diretor de compras do Walmart Hernan Muntaner tem um sonho: juntar a gigante do varejo à fabricante de refriger...

Veja mais
C-Pack vai triplicar capacidade de produção

A aposta no crescimento do consumo de cosméticos levou a C-Pack, fabricante de bisnagas para o setor, a tirar do ...

Veja mais
Citricultura concentrada em SP

Levantamento da Secretaria da Agricultura de São Paulo apresentado na semana passada a citricultores e indú...

Veja mais
Safra de laranja da Flórida sustenta suco

Relegada após as surpreendentes correções efetuadas nas produções de milho e soja dos...

Veja mais
PepsiCo cria empresa de nutrição

A PepsiCo anunciou a criação de um novo grupo, o Global Nutrition, voltado para alimentos funcionais, lati...

Veja mais