Locadora virtual chega aos televisores

Leia em 3min 20s

O serviço de locadora virtual começa a chegar aos televisores. A LG fechou um acordo com a Saraiva e com a NetMovies para que os espectadores possam assistir a filmes da internet direto no televisor, ligado na banda larga.

 

Na Saraiva, é possível alugar um filme por 48 horas a partir de R$ 1,90 (existem até algumas opções grátis), ou comprá-lo a partir de R$ 3,90. Na NetMovies, o cliente paga R$ 9,99 por mês e vê quantos filmes quiser (a biblioteca digital não inclui lançamentos).

 

Nos dois casos, não é preciso baixar o filme. A tecnologia é de streaming, como no YouTube, em que o conteúdo é recebido enquanto é assistido. "Estamos atualizando o software nesta semana", explicou Daniel Almeida, gerente de produtos de TV da LG. Mesmo quem já comprou os televisores da empresa com acesso à banda larga poderá usar os novos serviços, a partir dessa atualização.

 

Outros fabricantes, como a Samsung e a Sony, também têm televisores que se conectam à banda larga. Também nessa linha, a Telefônica começou no mês passado a oferecer, em São Paulo, o serviço On Video, em que o consumidor aluga um conversor por R$ 19,90 mensais e tem acesso à locadora virtual da Saraiva, entre outros conteúdos.

 

A LG tem 17 modelos com banda larga no mercado, com telas de 32 a 60 polegadas, num portfólio de cerca de 50 modelos. O modelo de 32 polegadas com banda larga custa aproximadamente R$ 2 mil. "Até o fim do ano serão 25 modelos com banda larga", disse Almeida.

 

Além da Saraiva e da NetMovies, a LG está incluindo o iG, o Twitter, o Facebook e o Google Maps entre os novos parceiros. Apesar da conexão à internet, o espectador não consegue navegar na web pelos televisores da LG. Ele tem acesso somente a conteúdos de parceiros. O desafio agora é incluir as emissoras de televisão nessa parceria. "As negociações estão em andamento e, nos próximos meses, teremos mais de uma emissora", garantiu o gerente da LG.

 

Modelo. "A Netflix é o modelo que a gente segue", afirmou Marcílio Pousada, diretor-presidente da Saraiva, referindo-se à locadora virtual americana que foi apontada como um dos principais motivos para a concordata da Blockbuster nos Estados Unidos. "Quase todos os televisores vendidos nos EUA têm Netflix", disse. Lançado em maio de 2009, o serviço de vídeo digital da Saraiva conta com mais de 2 mil títulos. "Foram feitos downloads de mais de 20 mil filmes desde o lançamento, por mais de 6 mil clientes", disse Pousada.

 

No computador, o espectador ainda precisa baixar o filme para assistir. O streaming é uma novidade criada para os televisores, e que em breve também estará disponível nos computadores.

 

Segundo o executivo, o principal desafio para o crescimento do serviço ainda é a velocidade das conexões. "O cliente precisa de 2 Mbps (megabits por segundo) para rodar melhor", afirmou Pousada. "Mas é melhor usar 4 ou 6 Mbps."

 

Um estudo da Akamai, que fornece serviços para melhorar o desempenho de sites, mostrou que, no primeiro trimestre, somente 14% das conexões brasileiras tinham mais de 2 Mbps.

 

Daniel Topel, presidente da NetMovies, também disse que seu modelo é a Netflix. "O modelo da Saraiva, de aluguel de filmes avulsos, é mais parecido com o da Amazon ou da Apple", apontou Topel.

 

Segundo ele, já foram assistidos "centenas de milhares" de filmes via streaming da NetMovies, no computador. Na visão de Topel, o serviço On Video, da Telefônica, tem uma "proposta de valor difícil", já que o consumidor precisa pagar um aluguel pelo equipamento e outro pelos filmes.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Câmbio preocupa produtor de algodão

Às vésperas do plantio da nova safra de algodão, produtores estão preocupados com o câ...

Veja mais
Peso do pré-pago dobrará até 2020

O pagamento em dinheiro vivo ainda é o meio preferido por 55% dos consumidores brasileiros, que devem gastar R$ 2...

Veja mais
Vendas do setor do leite longa-vida devem crescer 5%

A indústria de leite longa-vida (UHT) pretende encerrar 2010 com crescimento de 4% a 5% em suas vendas, faturamen...

Veja mais
Safra de arroz será maior, mas preços preocupam

A safra 2010/2011 de arroz no Estado será mais produtiva do que a anterior, mas a remuneração ao ag...

Veja mais
Consumidor gaúcho é o mais exigente do Brasil

Moradores da Capital focam em qualidade e comparam preços - Produtos tradicionais ainda têm preferênc...

Veja mais
Videogame irregular é alvo de fiscalização

PlayStation 3 importados que não funcionam no país são apreendidos no varejo   A Anatel (Ag&...

Veja mais
Varejista quer mais compras conjuntas com fornecedores

O diretor de compras do Walmart Hernan Muntaner tem um sonho: juntar a gigante do varejo à fabricante de refriger...

Veja mais
C-Pack vai triplicar capacidade de produção

A aposta no crescimento do consumo de cosméticos levou a C-Pack, fabricante de bisnagas para o setor, a tirar do ...

Veja mais
Citricultura concentrada em SP

Levantamento da Secretaria da Agricultura de São Paulo apresentado na semana passada a citricultores e indú...

Veja mais