Peso do pré-pago dobrará até 2020

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O pagamento em dinheiro vivo ainda é o meio preferido por 55% dos consumidores brasileiros, que devem gastar R$ 2,2 trilhões em 2010. No entanto, essa hegemonia, tende a acabar na próxima década: segundo um estudo da consultoria Boanerges & Associados, de São Paulo, sua participação deverá reduzir-se a 38% em 2020.


Nesse caso, a liderança nos meios de pagamento passará a ser ocupada pelo cartão de crédito, que representará 43% dos R$ 3,7 trilhões destinados ao consumo no País naquele ano. Trata-se de um crescimento de 70% em relação à participação atual do cartão, que representa um quarto do total de transações. Da mesma forma, o uso do cheque bancário também continuará definhando, chegando a apenas 3% do volume total, a metade do registrado atualmente no Brasil.

 

Segundo o estudo da consultoria, o desempenho mais expressivo em termos relativos é o do chamado cartão pré-pago, que hoje responde por 4% do valor das transações, com R$ 89 bilhões. Daqui a dez anos, a fatia aumentará para 10%. Embora ainda fortemente dependente dos gastos com aparelhos celulares, a modalidade deverá ser alavancada pela popularização das demais formas de pré-pagos, prevê a consultoria. "Hoje, o celular pré-pago representa 37% dos gastos", diz Boanerges Ramos Freire, da Boanerges & Associados e presidente do capítulo brasileiro do Fórum Internacional de Pré-pagos (Prepaid International Forum, na denominação em inglês). "Daqui a dez anos, essa participação deverá ter caído para apenas 14%".

 

Entrada. Nessa época, segundo o estudo, os 86% restantes deverão ser canalizados para opções como os cartões viagem, de transportes, presentes, saúde e de remessa de valores, adquiridos pelos consumidores, além dos oferecidos pelas empresas (vale-transporte e alimentação, cartão de combustíveis e vale-cultura) ou pelo governo (Bolsa-Família e seguro-desemprego, entre outros).

 

"Além de facilitar o controle de gastos, o pré-pago é um instrumento de inclusão eletrônico-financeira", diz Ramos Freire. "É uma porta de entrada para outros serviços, como o próprio cartão de crédito." Para ele, as perspectivas de crescimento do pré-pago estão atraindo os grandes grupos do setor e do varejo. Nomes como Visa, Mastercard, Ticket, VR, Banco PanAmericano e Carrefour já integram o Fórum Internacional de Pré-pagos.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


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