As vendas de papelão ondulado da indústria brasileira somaram 215,551 mil toneladas no mês passado, segundo dados a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (Abpo). O resultado representa crescimento de 0,89% em relação a dados do mês de agosto.
Em comparação com setembro do ano passado, o índice foi ainda maior, com alta de 4,80%. De acordo com a Abpo, o resultado nesta base comparativa não é favorável, já que a oscilação do mês passado foi a pior de 2010. Até então, a menor alta registrada neste ano ocorrera em agosto, quando o crescimento sobre o mesmo mês de 2009 foi de 10,19%.
No acumulado de janeiro a setembro as vendas de papelão ondulado totalizaram 1,902 milhão de toneladas, elevação de 15,62% em relação a igual ao mesmo período do ano passado. A média mensal de vendas neste ano é de 211,427 mil toneladas, ante 189,489 mil toneladas de 2009.
Embalagens
Segundo a Associação Brasileira de Embalagem (Abre), a produção de embalagem cresceu 16,29% no primeiro semestre de 2010, em relação a igual período de 2009. Para o ano de 2010 a previsão é de crescimento superior a 10%. A previsão é que os fabricantes nacionais de embalagem deverão movimentar o equivalente a R$ 40 bilhões este ano. Desse montante cerca de 33,2% representam o segmento de papel, papelão e cartão com crescimento no primeiro semestre de 11,64% em comparação a igual período de 2009. A categoria com maior destaque no semestre foi a de caixas de papelão ondulado, com participação de 41,21%, seguida por caixas cartonadas e de papel cartão ou papelão liso, com 28,64%, e, por fim, os sacos e bolsas feitas de papel representam 8,65% do total de produção.
As exportações de papel e papelão também tiveram alta de 28,51% no primeiro semestre deste ano, em relação a mesmo intervalo de 2009. Nas importações o crescimento foi ainda maior, com 50,24%, representando cerca de 10,37% de todas as embalagens consumidas no País.
Os setores da indústria que mais consumiram embalagens e apresentaram melhor desempenho em volume de produção foram a indústria de calçados e farmacêutico com 17,96%; seguido por bebidas com 16,09%; e 11,85% responderam por vestuário e acessórios.
As vendas de papelão ondulado da indústria brasileira somaram 215 mil toneladas em setembro, segundo dados da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O crescimento foi de 0,89%.
Veículo: DCI