Gasto com publicidade sobe mais do que previsto

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A recuperação no mercado global de publicidade está mais forte que o esperado, especialmente na Ásia e na América Latina, de acordo com a ZenithOptimedia, uma empresa especializada em previsões de gastos com propaganda.

 

A Zenith disse que está elevando sua previsão mundial de gastos - um termômetro de confiança na economia - para um aumento de 4,8%, totalizando US$ 449,4 bilhões este ano. A empresa tinha previsto anteriormente expansão de 3,5%.

 

"Nós estamos vendo um crescimento generalizado e a recuperação é mais aguda do que o originalmente previsto", disse Tim Jones, diretor-presidente das operações norte-americanas da Zenith, que pertence ao Publicis Groupe SA.

 

A Zenith afirma que o influxo de gastos com publicidade política e aumentos nas despesas de montadoras, empresas de serviço financeiro e varejistas estão ajudando o mercado de publicidade americano a se recuperar mais rápido do que muitos esperavam. Os gastos com propaganda política em tevês locais estão 61% superiores a 2008, diz a Zenith.

 

Os gastos com publicidade nos Estados Unidos, diz o grupo, têm agora previsão de crescimento de 2,2%, para US$ 151,5 bilhões este ano. A Zenith estava esperando um aumento de 1,1% na região.

 

O país está em fase de campanha eleitoral para vários postos parlamentares e para governadores, em novembro.

 

A recuperação dos gastos com publicidade já começou a estimular o lucro para a maior parte das empresas de propaganda e de mídia. Gigantes da publicidade, como o Interpublic Group of Cos. e a Publicis relataram uma forte recuperação da receita e do lucro no segundo trimestre. Os investidores vão saber com mais clareza se o impulso continua esta semana, quando as empresas de publicidade começarem a apresentar os resultados do terceiro trimestre.

 

As previsões otimistas em regiões como a América Latina e a Ásia levaram empresas como a WPP PLC e a Publicis a aumentar as aquisições nessas áreas. Este mês, a Publicis chegou a um acordo para comprar uma participação de 49% na empresa de publicidade Talent, no Brasil, e a WPP ampliou recentemente sua presença no mercado asiático, comprando a participação de controle na agência digital Comwerks, em Cingapura, e da consultoria de marketing de consumidores DPI.

 

Em relação ao tipo de mídia mais popular, a televisão e a internet continuam crescendo e tirando a maior fatia do mercado global. Os gastos com publicidade na televisão devem saltar 9% este ano, enquanto as despesas com propaganda na internet devem subir 13%, de acordo com a Zenith.

 

Mas nem todo mundo está se beneficiando. A Zenith prevê que os gastos com publicidade em jornais vão cair 3%.

 

Apesar da boa notícia, o panorama para 2011 continua nebuloso. A Zenith diz que espera que a expansão dos gastos globais com publicidade se desacelere ano que vem - e aumente apenas 4,6%.

 

Na sexta-feira, Martin Sorell, diretor-presidente da gigante de publicidade WPP, mostrou cautela, ao dizer que muitos na sua rede de clientes adiaram a conclusão de orçamentos para 2011 por conta das generalizadas incertezas econômicas e de regulamentação.

 

"Naturalmente, o câncer da incerteza provoca atrasos na mente das pessoas, e gera conservadorismo", disse Sorrell, ao Wall Street Journal durante um encontro empresarial realizado em Chicago.

 

Sorrell disse que os negócios serão "um trabalho árduo nos próximos anos", especialmente nos EUA e na Europa Ocidental. A WWP tem como clientes grandes anunciantes, como a Ford Motor Co., a Unilever e a Procter & Gamble Co.

 

Veículo: Valor Econômico


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