A produção de alimentos despencou em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e puxou para baixo os dados nacionais e regionais da indústria.
A queda de 7,4% em agosto ante igual mês do ano passado é atribuída ao recuo na atividade de produtos voltados para exportação, como suco de laranja e cana-de-açúcar. Santa Catarina também registrou redução de 0,9% na produção no período.
O diretor de economia da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), Denis Ribeiro, acredita que o setor vai desacelerar o crescimento na produção de cerca de 5% este ano para 3,5% no ano que vem. Segundo Ribeiro, os dados da Abia mostram recuo nas vendas reais.
O diretor da Abia explicou que, no que diz respeito à atual crise financeira, em curtíssimo prazo a preocupação das empresas brasileiras está concentrada no crédito à exportação e o financiamento à safra 2008/09.
De acordo com o especialista da associação, outra preocupação gerada pela crise, nesse caso de prazo mais longo, diz respeito aos efeitos que a alta do dólar terá sobre a inflação e o poder de compra dos trabalhadores.
Veículo: A Notícia - SC