Com expectativa de crescer cerca de 16,4%, anualmente, até 2014, o setor de marketing direto segue otimista. O mercado, que usa banco de dados com informações dos clientes para estabelecer um diálogo entre empresas e os consumidores, tem apresentado expansão forte, de acordo com a Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd).
Levantamento da entidade aponta, que ouviu 214 empresas ligadas ao setor, indica que o mercado cresceu 21,1% durante o primeiro semestre de 2010, ante o mesmo período do ano passado. Mas a entidade não tem os valores da receita gerada durante os primeiros seis meses deste ano. Em 2009, o setor cresceu 11,3% em relação a 2008, atingindo R$ 21,7 bilhões em receita.
O setor de serviços de internet e e-commerce é o que teve maior participação nas receitas do segmento, com 24,9% (R$ 5,4 bilhões), seguido por call center e telemarketing, com 22,5% (R$ 4,8 bilhões) e distribuição e logística, com 14% (3 bilhões). O setor de database e CRM, que tem participação de 6,2% no segmento, foi o que teve o maior crescimento anual, com receitas 17,4% superiores às registradas em 2009.
O crescimento médio anual do setor desde 2000 é de 12,5%, segundo a associação.
Entre os principais usuários dos serviços do setor estão as instituições financeiras, que respondem a 22% da receita; empresas de telecomunicações, com 15%; e publicações e assinaturas, com 10,5%.
Veículo: DCI