O grupo chileno Cencosud planeja abrir nos próximos três anos 30 lojas da rede mineira Bretas, cuja aquisição foi anunciada no final de semana passado. Com a compra, por cerca de US$ 800 milhões, a empresa duplicou sua presença no mercado brasileiro, onde já estava presente com a bandeira do nordeste GBarbosa, além da Família e da Perini. A Bretas possui hoje 62 lojas e suas vendas anuais chegam a cerca de US$ 1,5 bilhão, montante similar ao da supermercadista nordestina.
O anúncio foi feito ontem, em evento no Chile, por Pablo Castillo, gerente corporativo do Cencosud, um dos principais grupos de varejo da América do Sul, com presença em Brasil, Chile, Argentina, Peru e Colômbia. Em declarações ao jornal La Segunda, Pablo Castillo afirmou que a companhia planeja abrir no Brasil dez supermercados Bretas por ano.
O grupo chileno, controlado pelo empresário Horst Paulmann, possui os hipermercados Jumbo e os supermercados Santa Isabel, no Chile, o Disco, na Argentina, e as lojas de móveis Easy em Chile, Argentina, Colômbia, entre outros estabelecimentos comerciais. "No ano que vem, o Chile vai representar [para o Cencosud] um terço das vendas; Argentina e Brasil, 27% a 28% cada um; e Peru, 11%", destacou Castillo. Ele ressaltou que o Brasil é o maior mercado da América Latina e que, por isso, o grupo quer expandir negócios no Páis.
A operação de compra dos supermercados incluiu ainda uma rede de dez postos de gasolina que a Bretas também controlava, o que para Pablo Castillo "é uma possibilidade interessante" de atuar "em outro tipo de negócio". O executivo acrescentou que a economia do Brasil aumentou o consumo.
Veículo: DCI