Livrarias preveem crescimento nas vendas natalinas

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Recorrente opção de presentes, os livros devem impulsionar as vendas das lojas especializadas da Capital neste Natal. Os lojistas têm a expectativa ainda de verem antecipadas as vendas de material escolar, que aquecem o setor tradicionalmente em janeiro e fevereiro.

 

De acordo com o presidente da Leitura, maior rede do ramo em Minas Gerais, Marcos Teles, o fim de ano deve intensificar a comercialização, além dos livros, das canetas de luxo, CDs e DVDs. "Esperamos vender 20% a mais do que em 2009, considerando as lojas novas, e 15% considerando as mesmas unidades que já estavam em funcionamento no ano passado", previu.

 

Até o fim de 2010, a Leitura vai inaugurar mais três pontos de venda, no Itaú Power Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Campinas e Jundiaí (ambas no interior de São Paulo). A loja do bairro Vila Paris, na região Centro-Sul da Capital, foi fechada mas uma nova unidade seja inaugurada no Boulevard Shopping, que será aberto no próximo dia 26, na região Leste.

 

Teles adiantou que, para 2011, a rede que possui hoje 30 lojas, deve abrir outros quatro pontos de venda. "Por enquanto só está certa a inauguração em Uberlândia (no Triângulo Mineiro) no segundo semestre", afirmou. "Mas estamos visando outros pontos no interior de São Paulo e Nordeste", continuou.

 

Para atender ao crescimento da demanda em decorrência do Natal, o empresário disse que a Leitura irá contratar cerca de cem funcionários temporários. A equipe fixa da rede é composta por aproximadamente 1 mil funcionários.

 

Teles disse que as expectativas de crescimento para o Natal são também fruto do resultado do Dia das Crianças, que é visto como um "termômetro" pelo comércio. "Obtivemos 15% de incremento em relação ao ano passado", comparou.

 

Nas três unidades da Livraria e Papelaria Opus na Capital, a expectativa para o fim de ano é que as vendas sejam alavancadas pela demanda por best sellers. "Livros como 1822, Comer, Rezar e Amar e os títulos da saga Crepúsculo devem servir para puxar o comércio", disse o proprietário da rede, Rui Mansur.

 

Segundo ele, que não soube estimar um índice de crescimento para o Natal em relação ao ano passado, a procura por tais títulos já foi grande ao longo do ano e deve ser maior agora, já que livros são sempre visados como opções para presentear. Mansur estima que o tíquete médio em dezembro seja de R$ 50.

 

Ele comentou o crescimento do mercado editorial brasileiro, o que, de acordo com o empresário, está aquecendo o setor de livrarias. "Depois do Harry Potter, o segmento de infantis no Brasil ficou muito aquecido", apontou. "Os livros do Pedro Bandeira estão vendendo muito, por exemplo", citou.

 

Apesar do bom momento, Mansur não espera grande expansão da rede para 2010. "Se houver, o crescimento será pequeno", afirmou.

 

Diversificação - O empresário comentou a importância de se diversificar para sobreviver no mercado. Além do segmento de livraria e papelaria, as unidades da Opus comercializam brinquedos, serviços e material de informática. "Procuramos sempre acompanhar as tendências do mercado", ressaltou.

 

Entre as áreas contempladas nas lojas, Mansur comentou que serviços como xerox e impressões, além do setor de papelaria e informática são as que rendem melhores resultados para a empresa.

 

Focada em materiais para escritório e informática, a Port deve registrar até 10% de aumento na venda de desktops e notebooks neste Natal. Apesar disso, o gerente de marketing, Geraldo Melo, esclareceu que devido ao alvo da empresa, o real aquecimento da companhia irá ocorrer somente em janeiro.

 

"Investimos em decoração para corresponder ao desejo de compra do consumidor, mas o nosso Natal acontece mesmo no início do ano", reiterou. Segundo ele, em dezembro, além dos computadores, deve haver um aumento da procura por mochilas de personagens e material escolar. "Algumas empresas presenteiam seus funcionários com materiais para os filhos", observou.

 

Apesar do incremento na Port ser pequeno durante o fim do ano, a empresa deve registrar alta de 35% em 2010 e já se prepara para 2011. Melo disse que 30 funcionários temporários estarão nas cinco lojas da rede a partir de novembro para darem suporte às equipes de venda. "Eles serão preparados para a volta às aulas", disse.

 

O gerente de marketing adiantou que ainda este ano será inaugurado um novo ponto de venda da rede em Brasília, seguindo um conceito diferenciado. "A loja será direcionada para um público especializado e os clientes poderão experimentar todos os produtos", concluiu.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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