Uma das maiores empresas de nutrição animal do mundo, a francesa Evialis decidiu substituir a tradicional marca Purina pela Presence para reforçar sua atuação no mercado de produtos para animais de produção.
A substituição, contudo, será gradual. O grupo francês utilizará a Purina até junho de 2011, quando vence a licença de uso da marca, obtida em 2008 quando a Evialis comprou a divisão de nutrição animal da americana Cargill. Apesar da mudança no segmento de animais de produção, no mercado de animais de companhia (pet) a marca Purina segue inalterada, controlada pela suiça Nestlé.
"O contrato nos impunha algumas limitações. Precisávamos de mais espaço e produtos novos, coisas que a nova marca permitirá", disse ao Valor Nilton Perez, diretor presidente da Evialis no Brasil. Segundo ele, a empresa manterá as duas marcas no mercado pelos próximos oito meses, até o vencimento da licença. "Nesse período faremos um trabalho de comunicação intenso para explicar as mudanças aos clientes", afirma Perez.
Com a mudança, a empresa pretende ampliar participação no mercado doméstico, principalmente com o lançamento de novos produtos para ruminantes, equinos, pescados, além de entrar no segmento de animais de companhia. Perez lembra que com a nova marca a empresa conseguirá elevar seu portfólio de produtos, algo que não era possível com por meio da Purina. Apenas ontem, quando a mudança foi anunciada, foram apresentados 10 novos produtos.
"Apesar da alteração representar um grande mudança, acreditamos que haverá migração total de uma marca para outra. Isso nos permite manter nossa estimativa de crescimento de 10% para nosso próximo ano fiscal, que começou em julho deste ano e vai até junho de 2011", diz ele.
O crescimento estimado é semelhante ao esperado para o setor de nutrição no Brasil. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), a expectativa é que a produção de ração seja de 65 milhões de toneladas ante as 58,4 milhões de 2009.
A empresa não revela o valor exato de seu faturamento, mas sinaliza para uma receita aproximada de R$ 500 milhões no ano encerrado em junho deste ano. Tradicionalmente investimento em marketing e ações de vendas da Evialis é de 5% do seu faturamento. "Para suportar a migração das marcas investiremos 10% a mais que o normal", diz Perez.
Atualmente, o Brasil representa 15% do negócio global da Evialis. Além da marca Presence, que substituirá a Purina, o grupo atua no mercado doméstico por meio da Socil. Juntas, as duas marcas somam cerca de 4,5% do mercado.
Veículo: Valor Econômico