A 24ª Superminas Food Show teria movimentado em torno de R$ 1 bilhão em contratos atuais e futuros para o setor supermercadista mineiro, superando a expectativa da Associação Mineira de Supermercados (Amis) de R$ 800 milhões em 25%. Em relação à edição da feira do ano passado, que movimentou cerca de R$ 700 milhões, a expansão é da ordem de 40%. O evento, realizado no Expominas, no bairro da Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, durou três dias e foi encerrado ontem.
O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, atribuiu o sucesso da feira às ações da associação junto aos supermercadistas e ao público em geral. "Além da economia estar aquecida de uma forma geral, houve grande mobilização em torno das empresas do setor, no sentido de mostrarmos o potencial de negócios do evento. Ao mesmo tempo, promoções como sorteios de carros novos ajudaram a atrair um público qualificado, nos três dias, devendo superar a projeção de 45 mil pessoas", afirmou.
De acordo com as informações da Amis, a Superminas contou com 350 estandes montados no Expominas. Do público total, cerca de 70% foram supermercadistas e convidados e 30% fornecedores. "O volume de negócios da feira comprovou que o setor de alimentos está em franca expansão", destacou o superintendente da associação.
Pequenos - Além de indústrias gigantes do setor como Coca-Cola, Nestlé e Vilma Alimentos, uma das novidades da edição do evento deste ano foi a cessão de espaços para pequenas e microempresas do Estado que, devido à sua dimensão, nunca tiveram a oportunidade de participar de uma feira de grande porte. "Isso é inédito e só foi viabilizado porque o governo de Minas adquiriu estandes e cedeu às essas empresas", esclareceu Rodrigues.
A iniciativa permitiu a 24 microempresários do Estado, entre produtores de mel, hortifrutis e produtos artesanais participar do evento. Outros fornecedores de pequeno porte, mas já com alguma visibilidade nas gôndolas, também participaram da Superminas, fruto de uma parceira da Amis com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG).
Os estrangeiros também estiveram presentes no evento. Empresários de 22 países, espalhados em cinco continentes, como China, Índia, Estados Unidos, Argentina e Itália colaboraram para alavancar os nível de negócios da feira. Somente os fornecedores argentinos ocuparam 13 estandes.
Em 2010, a Amis projeta um crescimento do faturamento dos supermercados do Estado de 8% em relação ao do ano passado, o que coloca o giro bruto do setor na casa dos R$ 13,1 bilhões. Até o final deste exercício, serão gerados 7 mil novos postos de trabalho, o que faz com que o segmento feche o ano com a geração de 132 mil empregos.
Além disso, ao longo de 2010, o setor investiu R$ 200 milhões, R$ 50 milhões a mais que em 2009, na abertura de lojas. Os recursos forma aplicados na abertura de 40 unidades e na reforma de outros 58 empreendimentos. Atualmente, o segmento possui aproximadamente 6,750 mil lojas no Estado.
Veículo: Diário do Comércio - MG