Amis anuncia movimento de R$ 1 bi no Superminas

Leia em 2min 40s

A 24ª Superminas Food Show teria movimentado em torno de R$ 1 bilhão em contratos atuais e futuros para o setor supermercadista mineiro, superando a expectativa da Associação Mineira de Supermercados (Amis) de R$ 800 milhões em 25%. Em relação à edição da feira do ano passado, que movimentou cerca de R$ 700 milhões, a expansão é da ordem de 40%. O evento, realizado no Expominas, no bairro da Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, durou três dias e foi encerrado ontem.

 

O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, atribuiu o sucesso da feira às ações da associação junto aos supermercadistas e ao público em geral. "Além da economia estar aquecida de uma forma geral, houve grande mobilização em torno das empresas do setor, no sentido de mostrarmos o potencial de negócios do evento. Ao mesmo tempo, promoções como sorteios de carros novos ajudaram a atrair um público qualificado, nos três dias, devendo superar a projeção de 45 mil pessoas", afirmou.

 

De acordo com as informações da Amis, a Superminas contou com 350 estandes montados no Expominas. Do público total, cerca de 70% foram supermercadistas e convidados e 30% fornecedores. "O volume de negócios da feira comprovou que o setor de alimentos está em franca expansão", destacou o superintendente da associação.

 

Pequenos - Além de indústrias gigantes do setor como Coca-Cola, Nestlé e Vilma Alimentos, uma das novidades da edição do evento deste ano foi a cessão de espaços para pequenas e microempresas do Estado que, devido à sua dimensão, nunca tiveram a oportunidade de participar de uma feira de grande porte. "Isso é inédito e só foi viabilizado porque o governo de Minas adquiriu estandes e cedeu às essas empresas", esclareceu Rodrigues.

 

A iniciativa permitiu a 24 microempresários do Estado, entre produtores de mel, hortifrutis e produtos artesanais participar do evento. Outros fornecedores de pequeno porte, mas já com alguma visibilidade nas gôndolas, também participaram da Superminas, fruto de uma parceira da Amis com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG).

 

Os estrangeiros também estiveram presentes no evento. Empresários de 22 países, espalhados em cinco continentes, como China, Índia, Estados Unidos, Argentina e Itália colaboraram para alavancar os nível de negócios da feira. Somente os fornecedores argentinos ocuparam 13 estandes.

 

Em 2010, a Amis projeta um crescimento do faturamento dos supermercados do Estado de 8% em relação ao do ano passado, o que coloca o giro bruto do setor na casa dos R$ 13,1 bilhões. Até o final deste exercício, serão gerados 7 mil novos postos de trabalho, o que faz com que o segmento feche o ano com a geração de 132 mil empregos.

 

Além disso, ao longo de 2010, o setor investiu R$ 200 milhões, R$ 50 milhões a mais que em 2009, na abertura de lojas. Os recursos forma aplicados na abertura de 40 unidades e na reforma de outros 58 empreendimentos. Atualmente, o segmento possui aproximadamente 6,750 mil lojas no Estado.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Vendas de sorvetes

A indústria brasileira de sorvetes comemora o crescimento de 40% nas vendas entre 2002 e 2009. Neste mesmo per&ia...

Veja mais
Calor eleva vendas de ventilador e similares

O aumento da temperatura está movimentando a venda de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e circuladores d...

Veja mais
Livrarias preveem crescimento nas vendas natalinas

Recorrente opção de presentes, os livros devem impulsionar as vendas das lojas especializadas da Capital n...

Veja mais
J&J centraliza comando da AL no Brasil e corta custos

Meta é tornar companhia mais ágil, seguindo modelo da P&G   A Johnson & Johnson centraliza...

Veja mais
Evialis substitui marca Purina por Presence no Brasil

Uma das maiores empresas de nutrição animal do mundo, a francesa Evialis decidiu substituir a tradicional ...

Veja mais
Uruguai sonha com o Brasil para exportar mais trigo

O trigo uruguaio ganha força para invadir o mercado brasileiro. A qualidade do grão e o aumento na produti...

Veja mais
Mato Grosso teme paralisação da indústria por falta de arroz

A perspectiva da falta de arroz na região do Mato Grosso (MT), na segunda quinzena de novembro, deve acarretar na...

Veja mais
Marketing direto prevê alta de 16% ao ano até 2014

Com expectativa de crescer cerca de 16,4%, anualmente, até 2014, o setor de marketing direto segue otimista. O me...

Veja mais
Conservas Linken conquista maior espaço

Há pouco mais de dez anos no mercado, a Conservas Linken, empresa localizada em Janaúba, no Norte de Minas...

Veja mais