Danone sobe preço e eleva receita em 15% no trimestre

Leia em 2min 40s

Riboud, da Danone, que obtém mais de 40% do faturamento nos emergentesA Danone, maior fabricante mundial de iogurte, informou que as vendas para o terceiro trimestre aumentaram 15%, em meio ao primeiro aumento de preço praticado em cinco trimestres. A companhia recomprará ações no valor de € 500 milhões.

 

A receita apurada no trimestre encerrado em 30 de setembro cresceu para € 4,35 bilhões na comparação com € 3,78 bilhões no ano anterior, disse a companhia sediada em Paris, ontem.

 

O resultado superou a mediana das estimativas de quatro analistas, de € 4,24 bilhões, numa sondagem feita pela Bloomberg. As vendas orgânicas, ou seja, a receita excluindo aquisições e oscilações cambiais, aumentaram 6,9%, mais do que a estimativa de 5,5%.

 

A política de preços acrescentou 0,6 ponto percentual ao faturamento, depois de reduzir 2,8% da receita no primeiro semestre. A companhia retornou à "situação normal", na qual pode administrar melhor os preços, após tê-los reduzido nos trimestres passados, disse o principal executivo de finanças da companhia, Pierre-Andre Terisse, em conferência telefônica.

 

O relatório foi "muito sólido, considerando-se o pessimismo reinante", disse Warren Ackerman, analista do Evolution Securities. "Água é a grande aposta [da companhia], mas os volumes de laticínios e a política de preços são tranquilizadores". As vendas de água aumentaram 8,7%, enquanto os volumes de laticínios cresceram 5,6%.

 

A Danone disse que está iniciando a recompra à medida que recebe aproximadamente € 500 milhões em caixa, oriundos da venda de participações na fabricante de sucos China Huiyuan Juice Group e na OAO Wimm-Bill-Dann Foods, da Rússia.

 

Comandada por Franck Riboud, a Danone repetiu a sua meta de crescimento para vendas orgânicas para o ano, de pelo menos 6%. A fabricante obtém mais de 40% da receita a partir de mercados emergentes, uma proporção mais alta que a da rival suíça Nestlé. A companhia espera que o fluxo de caixa livre de operações neste ano aumente pelo menos 10%.

 

Os custos dos laticínios aumentaram aproximadamente 15% no ano, segundo Andy Smith, analista da MF Global, que disse que o fato pode impedir que a Danone atinja a sua meta de manter sua margem operacional para 2010 no nível da obtida no ano passado. A margem operacional do primeiro semestre caiu para 15,3%, na comparação com 16% um ano antes, informou a Danone em julho.

 

"Continuamos enxergando pressões nas margens", escreveu David Hayes, analista da Nomura em Londres, antes da divulgação. Ele tem recomendação de "reduzir" para as ações da companhia.

 

O volume de vendas orgânicas aumentou 6,3%, na comparação com 9,8% no primeiro semestre.

 

A fabricante do iogurte Activia começou a oferecer produtos mais baratos na Europa, como uma linha de iogurtes a € 1 no ano passado, com a intenção de atrair clientes durante a crise.

 

A companhia disse em 18 de junho que combinaria sua divisão russa com a OAO Unimilk para se tornar a maior produtora de laticínios naquele mercado.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Varejo quer aumentar venda de linha branca

O varejo, que se mantém otimista com as vendas de modo geral até o fim do ano, investe em facilidades e pr...

Veja mais
Empresas discutem exclusividade de uso da marca Ébano na Justiça

A Unilever iniciou uma disputa no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para manter a exclusividade da express&atild...

Veja mais
Philip Morris lucra

A Philip Morris – fabricante do cigarro Marlboro – reportou lucro de US$ 1,822 bilhão no terceiro trime...

Veja mais
Café: Regiões de produtos especiais querem autonomia em promoção e marketing

Criada em 1991 para representar os cafés especiais produzidos no Brasil após o fim do Instituto Brasileiro...

Veja mais
Picante

As vendas do molho de pimenta Tabasco no Brasil registraram um aumento de 40% no acumulado de janeiro a setembro deste a...

Veja mais
Empresas recorrem a rota aérea para logística de Jundiaí

Atraídas a Jundiaí por vantagens logísticas rodoviárias e ferroviárias para escoament...

Veja mais
Pão de Açúcar compra mais enfeites de Natal na Ásia

Um milhão e seiscentos mil enfeites natalinos estarão à venda nas lojas do Grupo Pão de A&cc...

Veja mais
A gaúcha Bibi foca no mercado doméstico

O empresário Marlin Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi, fabricante gaúcha de Parobé, co...

Veja mais
Brahma pode dar adeus a camarote na Sapucaí

Ambev repensa a estratégia para o espaço no carnaval do Rio, criado há 20 anos e que se notabilizou...

Veja mais