Riboud, da Danone, que obtém mais de 40% do faturamento nos emergentesA Danone, maior fabricante mundial de iogurte, informou que as vendas para o terceiro trimestre aumentaram 15%, em meio ao primeiro aumento de preço praticado em cinco trimestres. A companhia recomprará ações no valor de € 500 milhões.
A receita apurada no trimestre encerrado em 30 de setembro cresceu para € 4,35 bilhões na comparação com € 3,78 bilhões no ano anterior, disse a companhia sediada em Paris, ontem.
O resultado superou a mediana das estimativas de quatro analistas, de € 4,24 bilhões, numa sondagem feita pela Bloomberg. As vendas orgânicas, ou seja, a receita excluindo aquisições e oscilações cambiais, aumentaram 6,9%, mais do que a estimativa de 5,5%.
A política de preços acrescentou 0,6 ponto percentual ao faturamento, depois de reduzir 2,8% da receita no primeiro semestre. A companhia retornou à "situação normal", na qual pode administrar melhor os preços, após tê-los reduzido nos trimestres passados, disse o principal executivo de finanças da companhia, Pierre-Andre Terisse, em conferência telefônica.
O relatório foi "muito sólido, considerando-se o pessimismo reinante", disse Warren Ackerman, analista do Evolution Securities. "Água é a grande aposta [da companhia], mas os volumes de laticínios e a política de preços são tranquilizadores". As vendas de água aumentaram 8,7%, enquanto os volumes de laticínios cresceram 5,6%.
A Danone disse que está iniciando a recompra à medida que recebe aproximadamente € 500 milhões em caixa, oriundos da venda de participações na fabricante de sucos China Huiyuan Juice Group e na OAO Wimm-Bill-Dann Foods, da Rússia.
Comandada por Franck Riboud, a Danone repetiu a sua meta de crescimento para vendas orgânicas para o ano, de pelo menos 6%. A fabricante obtém mais de 40% da receita a partir de mercados emergentes, uma proporção mais alta que a da rival suíça Nestlé. A companhia espera que o fluxo de caixa livre de operações neste ano aumente pelo menos 10%.
Os custos dos laticínios aumentaram aproximadamente 15% no ano, segundo Andy Smith, analista da MF Global, que disse que o fato pode impedir que a Danone atinja a sua meta de manter sua margem operacional para 2010 no nível da obtida no ano passado. A margem operacional do primeiro semestre caiu para 15,3%, na comparação com 16% um ano antes, informou a Danone em julho.
"Continuamos enxergando pressões nas margens", escreveu David Hayes, analista da Nomura em Londres, antes da divulgação. Ele tem recomendação de "reduzir" para as ações da companhia.
O volume de vendas orgânicas aumentou 6,3%, na comparação com 9,8% no primeiro semestre.
A fabricante do iogurte Activia começou a oferecer produtos mais baratos na Europa, como uma linha de iogurtes a € 1 no ano passado, com a intenção de atrair clientes durante a crise.
A companhia disse em 18 de junho que combinaria sua divisão russa com a OAO Unimilk para se tornar a maior produtora de laticínios naquele mercado.
Veículo: Valor Econômico