Desvalorização do dólar fez subir volume de importados nos pedidos para o Natal.
Diante da previsão de alta nas vendas durante o período natalino, os atacadistas e distribuidores mineiros aumentaram as encomendas em até 15% em relação a idêntico intervalo de 2009, segundo empresários do setor. Na mesma base de comparação, a Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado de Minas Gerais (Ademig) prevê incremento de 10% nos negócios.
A novidade, porém, é a maior participação de produtos importados nos pedidos, em razão da desvalorização do dólar frente o real. Conforme o diretor Comercial da Mart Minas Distribuição Ltda, sediada em Contagem, Murilo Amaral, ante o mesmo período de 2009, a empresa encomendou um volume 25% maior de mercadorias estrangeiras. "Apostamos em itens como bacalhau, vinhos e frutas", destacou.
Em relação ao Natal de 2009, ele acredita que a empresa registrará aumento de 10% nas vendas, mesmo percentual esperado no fechamento deste exercício frente o anterior. A previsão é de que, até dezembro, o faturamento chegue a R$ 350 milhões.
Para os próximos dois anos, Amaral espera manter o ritmo de crescimento. A partir do segundo semestre, o grupo abrirá duas lojas, uma em Uberlândia (Triângulo) e outra em Sete Lagoas (região Central). No total, serão investidos R$ 24 milhões. Cada unidade terá 4 mil metros quadrados e deve gerar 150 empregos diretos.
Desde dezembro do ano passado, o grupo inaugurou três lojas, em Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberaba (Triângulo) e Contagem (RMBH). Cada uma delas com aporte de R$ 15 milhões.
Além disso, o Mart Minas tem pontos de venda na Capital, em Divinópolis (Centro-Oeste) e Governador Valadares (Vale do Rio Doce). A rede, que contava com aproximadamente 700 funcionários até o primeiro semestre, já tem 920 empregados diretos e mais de 200 novos postos de trabalho deverão ser abertos em 2011.
O diretor-presidente da União Atacadista, com sede em Uberlândia, Geraldo Eduardo da Silva Caixeta, também prevê incremento de 10% nas vendas durante o período de Natal, na comparação com o mesmo intervalo em 2009.
"Proporcionalmente à expansão esperada, também aumentamos o volume de encomendas. A expectativa para as vendas de produtos ligados ao Natal é a mais otimista possível", afirmou. Ele ressaltou que a empresa tem capacidade para atender ao aumento da demanda. Atualmente, a rede gera cerca de 550 postos de trabalho e conta com 810 representantes distribuídos em 17 estados. A frota é composta por 170 caminhões próprios e 60 terceirizados.
Já na Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S/A (Tambasa Atacadista), com sede em Contagem, na RMBH, os pedidos aumentaram 25% para atender à demanda esperada para o fim do ano. "Este foi o crescimento que registramos na comparação entre o primeiro e o segundo semestres e que deve ser mantido em dezembro de 2010 sobre o mesmo mês de 2009", explicou o diretor Comercial, Alberto Portugal.
Para este ano, na comparação com 2009, a projeção é de incremento de, pelo menos, 15% nos negócios. Para atender este aumento, a empresa está investindo R$ 2,7 milhões na modernização da frota de veículos. Atualmente, são 150 caminhões próprios e 450 terceirizados.
Veículo: Diário do Comércio - MG