Sara Lee vende unidade de panificação para a mexicana Bimbo

Leia em 2min 30s

O Grupo Bimbo SAB, do México, maior indústria de panificação do mundo, informou ontem que vai comprar o negócio de pães da Sara Lee Corp.'s da América do Norte, ao preço de US$ 959 milhões.

 

A Bimbo é dona, no Brasil, de marcas do setor de panificação como Pullman, Plus Vita e Ana Maria. A Sara Lee atua no mercado brasileiro com marcas de café como Caboclo, Pilão, Café do Ponto e Seleto.

 

A transação, que inclui o direito do uso da marca Sara Lee em produtos de panificação nos Estados Unidos como Heiner's e Rainbo, deve estar concluída até o primeiro semestre de 2011, segundo divulgou a Bimbo.

 

A companhia mexicana, que produz bolos com a marca Entenmann's, bolinhos Thomas English Muffins e pães Mrs. Baird, atualmente tem a maior parte de seu faturamento no México.

 

A aquisição possibilitará que os Estados Unidos se tornem o maior mercado da Bimbo no mundo.

 

A companhia já vinha crescendo no mercado norte-americano depois de comprar por US$ 2,5 bilhões as operações de panificação da George Weston nos Estados Unidos, no ano passado.

 

A unidade de panificação da Sara Lee nos Estados Unidos enfrenta crescente competição de marcas mais baratas de lojas e de produtores regionais do setor, como a Flowers Foods.

 

As vendas da unidade caíram 3,1%, para US$ 2,1 bilhões, no ano fiscal encerrado dia 2 de outubro, segundo informou ontem Downers Grove, diretor da Sara Lee. Na avaliação da companhia, a venda para a Bimbo vai ajudar a direcionar o crescimento em seus negócios de café e de carne.

 

De acordo com pessoas ligadas à negociação, a Sara Lee estava tentando vender a unidade o por US$ 1,5 bilhão. A companhia emprega 13 mil pessoas nesse negócio, tem 41 fábricas e 4.800 rotas de distribuição.

 

Com a transação anunciada ontem, a Bimbo ganha o direito de vender bens de panificação com a marca Sara Lee em todo o mundo, com exceção da Europa Ocidental, Austrália e Nova Zelândia.

 

A Bimbo informou que vai usar caixa próprio e linhas de crédito para pagar pelo negócio. A companhia planeja investir US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos na fabricação e distribuição desses produtos nos Estados Unidos, segundo informou ontem Gary Prince, presidente da Bimbo Bakeries USA.

 

Desde que os comentários sobre o negócio anunciado ontem começaram, as ações da Sara Lee subiram 11% na bolsa norte-americana.

 

O Grupo Bimbo, do México, maior indústria de panificação do mundo, informou ontem que vai comprar o negócio de pães da Sara Lee da América do Norte, por US$ 959 milhões.

 

Veículo: DCI


Veja também

Consumidor vai gastar mais para o Natal

Dificilmente as pessoas deixam passar o Natal sem entregar um mimo para aquela pessoa querida. Diferentemente de anivers...

Veja mais
Feijão sobe 107% neste ano na região

O feijão atingiu em outubro o posto de maior inimigo do bolso do consumidor no ano. O aumento médio do pre...

Veja mais
Gôndolas terão mais picolés

O calor e a proximidade do verão estão animando empresas que comercializam sorvetes e picolés, que ...

Veja mais
Dia expande rede em São Paulo

A rede Dia acaba de inaugurar mais uma loja na capital paulista, oferecendo um sortimento de 2.500 produtos. O empreendi...

Veja mais
Setor de produtos orgânicos aposta no mercado interno

A cadeia de orgânicos do Brasil aposta no mercado interno para crescer. O aumento na procura por produtos naturais...

Veja mais
Uma campanha para tentar elevar consumo de algodão

Cada vez mais acostumados a tratar de questões "fora da porteira" de suas fazendas, os produtores de algodã...

Veja mais
Marca local cresce mais que nacional no Nordeste

O consumo de bens não duráveis no Brasil até agosto deste ano cresceu 6,2% em volume em relaç...

Veja mais
Produtores de laranja de SP criam a Unicitros

Representantes das três associações de citricultores do Estado de São Paulo decidiram ontem c...

Veja mais
Pão de Açúcar fecha parceria

A rede Pão de Açúcar faz parceria com o Instituto Rodrigo Mendes para venda de canecas e bowls com ...

Veja mais