Jequiti mantém planos de fábrica

Leia em 2min 20s

Investimento de R$ 80 milhões de empresa de cosméticos será feito majoritariamente com empréstimo do BNDES

 

Mesmo tendo sido dada como garantia para cobrir o rombo de R$ 2,5 bilhões do banco PanAmericano, a Jequiti Cosméticos, do grupo Silvio Santos, mantém o plano de iniciar a construção de sua primeira fábrica em 2011. "Ser dado como garantia não é entrega", disse à Folha o presidente da Jequiti, Lásaro do Carmo Jr.

 

A Jequiti planeja investir R$ 80 milhões na construção da fábrica, com previsão de iniciar operação em 2013. A maior parte (80%) deve vir do BNDES. O restante será capital próprio. "O PanAmericano nunca botou dinheiro na Jequiti e, por ter ação em Bolsa, por lei não pode investir em empresa coligada", explicou o executivo.

 

A fábrica será construída nas margens da rodovia Anhanguera, em um terreno que pertence ao grupo. A Jequiti opera no modelo de venda porta a porta. Hoje, toda a produção é feita em fábrica de terceiros.

 

Ex-executivo da Natura, Carmo Jr. foi contratado em 2007. A empresa, idealizada por Silvio Santos, tinha sido criada um ano antes por Rafael Palladino, ex-diretor-superintendente do PanAmericano suspeito de envolvimento com as fraudes.
"Palladino influenciou no primeiro ano, mas desde que cheguei todos os executivos que trabalhavam com ele saíram", diz Carmo Jr., que não vê motivos para investigação nas contas da Jequiti.

 

Sob seu comando, a Jequiti saltou de um faturamento de R$ 20 milhões para R$ 380 milhões (previsão para 2010). A empresa ainda é pequena se comparada às concorrentes Natura e Avon, que faturam algo como R$ 6 bilhões cada uma.

 

Mas com esse ritmo de crescimento e a força de uma presença maciça no SBT, a marca tem incomodado concorrentes. "Quando você trabalha direito e tem espaço no mercado, não é estranho um crescimento desse tamanho", diz o executivo.

 

O plano é chegar a 2013 com faturamento de R$ 1 bilhão e, a partir de então, lançar ações na Bovespa.

 

Por suas altas taxas de crescimento e lucro, a Jequiti é tida no grupo como a substituta do "carnê do Baú".

 

Silvio Santos buscou inspiração para o investimento na lista dos maiores anunciantes do SBT, que é liderada justamente por Avon, Natura e Unilever.

 

A marca vem ganhando espaço no mercado com produtos patrocinados por celebridades populares como Fábio Jr. e Claudia Leitte ou a estrela mirim da casa, Maísa.
A Jequiti está presente ainda na rede hoteleira Sofitel, que também administra os hotéis Jequiti.

 

Veículo: Folha de S.Paulo

 


Veja também

Comida natural nem sempre é melhor

Indústria alimentícia puxa polêmica, dizendo que produtos industrializados têm mais nutrientes...

Veja mais
Redução de área do café no PR preocupa o setor

A redução do café no Paraná preocupa o setor. Líder nacional nos anos 1960, o Estado ...

Veja mais
Para evitar intoxicação Anvisa vai padronizar rótulos de produtos de limpeza

Para evitar casos de intoxicação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) q...

Veja mais
Casino compra Carrefour na Ásia

Negócio entre redes francesas inclui 42 lojas na Tailândia vendidas por US$ 1,18 bilhão   A r...

Veja mais
Redes de varejo voltam a abrir suas lojas na rua

As lojas de rua voltam a interessar as redes de varejo depois de décadas em que o movimento de expansão de...

Veja mais
Fecomércio-PE aponta maior otimismo nas vendas no interior

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE) rea...

Veja mais
Varejo deve subir 11,4% em 2010 e avançar 7,1% no ano que vem

A alta de 0,4% das vendas do varejo em setembro ante agosto mostrou uma expansão deste segmento de 3,4% no tercei...

Veja mais
Procura por ceias prontas deve crescer até 30%

Preparar os tradicionais pratos na noite de Natal não é mais costume para muitas famílias. A pratic...

Veja mais
Camex autoriza alíquota zero para importação do algodão

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior (Mdic) por meio da Câmara de C...

Veja mais