A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE) realizou sondagem sobre a expectativa do comércio varejista em Petrolina, no sertão do estado. A ideia da entidade é ampliar a ação no interior do estado, onde já desenvolve estudos semelhantes em Caruaru, Garanhuns e em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste.
A pesquisa levantou a expectativa para as vendas de final de ano, sendo que 87% dos empresários esperam vendas maiores em relação a 2009, bem como os consumidores revelaram ter a intenção de gastar mais em 2010 do que 2009. No shopping center da cidade, o otimismo dos empresários é ainda maior do que no comércio tradicional, com estimativa de crescimento de mais de 13% neste fim de ano em relação ao mesmo período em 2009. Essa expectativa de bom desempenho apontada pelos empresários deverá rebater positivamente sobre o mercado de trabalho.
Mais de 40% pretendem contratar mão de obra temporária, especialmente nos ramos de vestuário/tecidos, supermercados, calçados/acessórios e móveis/decorações. O número médio de empregos temporários é de 3,4 por empresa, sem diferença significativa entre as admissões nas duas áreas pesquisadas. "As empresas fundamentam seu otimismo em uma visão muito positiva do desempenho da economia nacional no próximo ano. Mais de 75% esperam aumento no consumo das famílias e crescimento no nível de emprego, enquanto 70% acreditam que o crédito continuará em expansão", explica Luiz Kehrle, consultor econômico da Fecomércio.
Para as empresas pesquisadas, esse quadro positivo não deverá ser perturbado por problemas de inflação ou inadimplência, já que a ponderação das respostas evidencia uma previsão média de relativa estabilidade dessas duas variáveis. A Fecomércio ouviu 279 empresários, na segunda semana de outubro, 39 no shopping e 240 na área de comércio tradicional.
Consumidores
Consumidores pretendem gastar mais este ano do que no ano passado, contra 27% que admitem gastar menos, numa indicação de que o comércio deverá ter um fim de ano melhor do que em 2009. Os gastos médios devem aumentar cerca de 11% este ano, de R$ 690 em 2009 para R$ 767 em 2010.
Veículo: DCI