Ponto de venda tem mais de 50 iniciativas sustentáveis, como a utilização de materiais reciclados e recicláveis.
Foi inaugurado ontem, em Belo Horizonte, o Walmart Pampulha, a primeira loja ecoeficiente da rede na capital mineira, a oitava no país. A unidade, que tem investimento na ordem de R$ 47 milhões, vai gerar cerca de 340 empregos diretos no município.
De acordo com o diretor distrital de operações do Walmart Brasil, Carlos Silva, Belo Horizonte representa um marco importante na expansão da companhia. "Além da sua importância como a terceira cidade mais rica do país, Belo Horizonte é uma praça extremamente estratégica para a rede. Estamos muito felizes por inaugurar nosso oitavo hipermercado ecoeficiente, que está localizado em uma região onde o comércio é muito aquecido. Nosso maior objetivo é trazer inovação aos consumidores mineiros, seja pelo nosso porte, formado por um mix variado de 65 mil itens entre alimentos e não alimentos que seguem a política de ‘Preço Baixo Todo o Dia’, seja pelo nosso diferencial em sustentabilidade, que é uma forma inteligente de economia, com impacto positivo no negócio", explicou Silva.
Produtos conhecidos pela população mineira não faltaram no novo hipermercado. "Estamos trabalhando com um sortimento muito diferenciado, com itens importados e, também, regionais. Todas as categorias contarão com produtos da região, que fazem parte do dia a dia do mineiro, como cafés, queijos e bebidas", explicou o diretor.
O Walmart está presente em Minas Gerais desde 2000, quando foi inaugurado o Sam´s Club Contagem. Uma semana depois, o primeiro hipermercado foi aberto também em Contagem. Em 2008, Uberaba, no Triângulo Mineiro, ganhou um hipermercado e, em 2009, a rede também chegou no Estado com duas unidades da sua bandeira atacadista: Maxxi Montes Claros e Maxxi Barreiro (em Belo Horizonte). Outro empreendimento do Walmart na região é o Centro de Distribuição de Betim, primeiro CD ecoeficiente do país.
Desde dezembro de 2008, com a inauguração do Walmart Campinho, no Rio de Janeiro (que foi a primeira loja ecoeficiente do Walmart no país), todos os hipermercados inaugurados são e serão ecoeficientes. "As iniciativas já estão incorporadas nos nossos projetos e obras e são aplicadas de acordo com cada tipo de loja e terreno", reforçou a consultora de sustentabilidade da rede, Anna Vicente.
Além da utilização de materiais reciclados e recicláveis em sua infraestrutura, o Walmart Pampulha tem uma gestão ambientalmente responsável dos resíduos sólidos, energia e água; e também o uso de materiais reciclados ou de origem certificada, áreas verdes, vagas especiais no estacionamento e treinamento de funcionários para a sustentabilidade. Todo o processo de construção da loja obedeceu a regras de respeito ao meio ambiente.
A nova unidade deve consumir 25% menos energia, emitir 30% menos gases de efeito estufa e 40% menos água. Entre as iniciativas destacam-se o sistema de iluminação de todos os ambientes da loja por lâmpadas fluorescentes modelo T5, claraboias que maximizam a utilização da luz natural e a reutilização de água da chuva no sistema de irrigação e de descargas, que contam com bacias de duplo acionamento, de três e seis litros, que também otimizam a economia de água.
Veículo: Diário do Comércio - MG