Rede Jaraguá acelera expansão no interior

Leia em 5min 50s

O interior paulista cada vez mais ganha destaque na implementação e expansão do mercado de shopping centers, que segue aquecido no Brasil. Tanto que a rede Jaraguá, de propriedade das Organizações Sol Panamby, que tem como acionistas majoritários o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, e sua esposa, Alaíde Quércia, resolveu investir na ampliação de seus centros de compras. A rede Jaraguá hoje envolve os shoppings Jaraguá Conceição Campinas, Jaraguá Indaiatuba e Jaraguá Araraquara. Estes dois últimos acabam de passar por ampliações para atender à necessidade de receber novas lojas impulsionada por uma demanda crescente. Nos empreendimentos foram investidos cerca de R$ 16,5 milhões.

 

Administrado pela Lumine Soluções em Shoppings Centers, o centro de compras de Araraquara apresenta as novidades para a população amanhã, quando completa 9 anos. No empreendimento, as empresas das Organizações Sol Panamby investiram em expansão R$ 10 milhões, devendo as obras serem iniciadas no primeiro semestre deste ano. Agora, o centro de compras ganha 20 novas lojas, que devem gerar cerca de 200 empregos na cidade, até o final do primeiro semestre de 2011, quando todas as novas unidades estiverem operando plenamente.

 

Pelo projeto arquitetônico, as 20 lojas do shopping Jaraguá Araraquara têm operações que ocuparão área entre 30 e 100 metros quadrados cada uma. Há uma mega store com 550 metros quadrados e uma loja-âncora com mil metros quadrados. Com a entrega da obra, o shopping passa a contar com uma área bruta locável (ABL) de 12.575 metros quadrados e com um mix de 110 lojas e quiosques de vários ramos de negócios e comércio, o que promete oferecer mais comodidade e opções de compras para o público da cidade de Araraquara e das cidades da região.

 

Os clientes, que antes já tinham à disposição a Di Gaspi Calçados e a Di Gaspi All Sport's no Shopping Jaraguá, porém numa área menor, agora terão mais espaço e opções para fazer suas compras. A Di Gaspi Calçados passa de uma loja de 190m² para uma nova, com mais de 1.000m², e se transforma na mais nova âncora do Jaraguá Araraquara, no formato da Di Gaspi Magazine. Lá, além de calçados haverá oferta em confecção, com uma grande variedade de produtos de moda feminina, masculina e infantil.

 

A Di Gaspi All Sport's também foi ampliada, passando de 160 metros quadrados para 600 metros quadrados. "Todas essas mudanças visam a dar maior conforto e diversidade de artigos aos nossos clientes", destaca Roberto de Gaspi, diretor executivo da rede.

 

Conforme o executivo, a Di Gaspi está preparando para amanhã uma grande festa com preços especiais de inauguração e a presença de Yudi, cantor, dançarino e apresentador do programa "Bom Dia & Cia", do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que estará recepcionando os clientes a partir das 15h, em uma tarde de autógrafos cuja a meta é animar ainda mais a festa.

 

Mix

 

Outras unidades que compõem o novo mix de lojas incluem a Le Postiche, que inaugura uma loja-conceito de bolsas, malas e acessórios; a Chilli Beans, que amplia suas instalações e passa de quiosque a loja. A loja da Claro, na telefonia celular, agora está voltando ao shopping, depois da mudança de franqueado. Outra unidade é a da Gourmand, loja de acessórios e equipamentos para gastronomia e presentes finos. Há ainda a Casa D'u Óculos, tradicional rede de óticas da região com laboratório próprio.

 

No vestuário ainda se destacam duas empresas voltadas ao conceito multimarcas para a moda jovem, a TZ Jeans e a ZAP, além da Provocativa , esta última uma empresa que vende produtos de lingerie, praia e fitness. Na área de alimentação estão com novidades os quiosques McDonald's, além da Sweet Candy, loja voltada ao segmento de balas e confeitos importados.

 

Revitalização

 

De acordo com o superintendente do shopping, Cláudio Voso, a revitalização do Jaraguá Araraquara começou a ser planejada pelos empreendedores há cerca de dois anos. Hoje, o Jaraguá recebe um fluxo de aproximadamente 300 mil pessoas por mês, de várias cidades, e a expectativa é de que este número aumente pelo menos 25% nos próximos meses.

 

"Queremos atender as pessoas que hoje vão a Ribeirão Preto por achar que lá terão mais opções de compras e lazer. O Jaraguá quer ser um shopping moderno, com marcas conhecidas e pronto para atender principalmente a classe média de Araraquara e da região", afirma.

 

Em 2007, o Jaraguá Araraquara passou pela primeira grande reformulação e inaugurou suas duas grandes âncoras, C&A e Marisa. Depois disso, houve algumas pequenas mudanças em outras lojas e restaurantes, mas a grande reformulação aconteceu ao longo dos últimos 18 meses, com a entrada de marcas e grifes de renome nacional.

 

Visando a incrementar as vendas de Natal, o Shopping Jaraguá Araraquara está promovendo a campanha "Concorra a 1 carro zero-quilômetro mais 5 notebooks". Neste ano, o empreendimento vai sortear entre seus clientes cinco computadores notebook e um carro zero. A promoção se estenderá até as 10h30 do dia 31 de dezembro.

 

Campanha

 

A cada R$ 200 em compras, em qualquer uma das lojas e quiosques participantes do shopping, o cliente terá direito a um cupom de participação. No Balcão de Trocas, o participante deverá informar os seus dados cadastrais. Os sorteios ocorrerão nos dias 9, 16, 23, 27, 30 e 31/12/2010. Mesmo que o cupom seja sorteado ele volta para as urnas até o sorteio do carro, que será o último, no fim de dezembro.

 

Conforme o superintendente do Shopping Jaraguá, a expectativa este ano é de um crescimento de 25% a 30% nas vendas em seu complexo de compras, na comparação com o mesmo período do ao passado

 

Indaiatuba

 

Mês passado, quem viu uma mudança no centro de compras foi o Jaraguá Indaiatuba, instalado na cidade paulista que faz parte da região metropolitana de Campinas e ganhou a ampliação e a reforma. As mudanças deram lugar a duas lojas-âncoras, a Marisa e a Americanas.

 

O projeto dobrou o número de operações e acrescentou 4,6 mil metros quadrados de área construída ao empreendimento, totalizando 7.430 m² de ABL. A quantidade de lojas também aumentou de 42 para 78, das quais 66 são lojas-satélites, duas são lojas-âncora, e 10, fast-foods. O estacionamento foi modernizado, contando com 260 vagas para automóveis e 50 vagas para motos. A Praça de Alimentação foi ampliada e revitalizada. Este empreendimento teve investimentos da ordem de R$ 6,5 milhões.

 

Veículo: DCI


Veja também

Com regularidade de chuvas preço do leite tende a recuar

Com o fim da entressafra, que ocorre na primavera e com maior regularidade das chuvas, deve haver maior oferta do leite ...

Veja mais
Eletrônicos e roupas ficam mais baratos

Recuo reflete forte concorrência entre os varejistas e recuo do dólar em relação ao real &nb...

Veja mais
Shopping center é o novo plano da Covabra

A rede de supermercados Comercial Varejista Brasileira Ltda. (Covabra) escolheu os shopping centers como nova arma para ...

Veja mais
Produção de leite vai crescer mas preço deve ficar estável

Os preços do leite no Brasil não devem registrar quedas neste mês, mesmo com a previsão do au...

Veja mais
Escândalo no Brasil derruba ações do Carrefour

Títulos negociados na Bolsa de Paris chegaram a perder 8% ontem pela manhã, fechando em baixa de 6,09% &n...

Veja mais
Leo Pharma desembarca em 2011

O laboratório dinamarquês Leo Pharma, fabricante de dermocosméticos, decidiu entrar no mercado brasi...

Veja mais
Falta de fruta limita oferta de suco pronto

Bebidas: Venda cresce 19,3% até outubro, mas produção de polpa caiu   De janeiro a outubro d...

Veja mais
Brasil puxa para baixo ação do Carrefour

Varejo: Grau de provisionamento de débitos fiscais e trabalhistas era conhecido da matriz, segundo ex-executivo ...

Veja mais
'Mini CPI' investigará alta em importação de lácteos

A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou ontem a criação de uma "mini CPI" para investigar...

Veja mais