Mobilidade atrai consumidores no Natal

Leia em 2min 50s

Procura por eletroeletrônicos se diversifica e destaca smartphones, notebooks e TVs de LCD

 

As recentes medidas do governo para restringir o crédito e a decisão de grandes varejistas em diminuir o número de parcelas nas vendas a prazo não reduziram o ímpeto dos consumidores pelas compras de eletroeletrônicos. E diferentemente dos anos anteriores, em que um único produto dominou as vendas de Natal, neste ano a procura está diversificada. Notebooks, smartphones e televisores estão liderando as vendas, com crescimentos superiores a 65%.

 

"Em taxa de crescimento, as vendas de smartphones foram mais fortes, mas em número eles ainda representam pouco menos da metade do mercado de notebooks", afirma o coordenador de pesquisas da consultoria IDC, Luciano Crippa. Ele também observa que as vendas de televisores de LCD e LED apresentaram um crescimento acima do esperado neste fim de ano, concorrendo de forma indireta com as vendas de computadores.

 

A IDC estima um crescimento de 65% nas vendas de notebooks e expansão de 200% nas entregas de netbooks. Para o segmento de computadores de mesa (desktops), a IDC prevê aumento de 3% a 5%. O mercado de computadores como um todo deve crescer de 20% a 24%, alcançando até 13,8 milhões de unidades vendidas em todo o ano de 2010.

 

Para os tablets, lançados oficialmente no Brasil em novembro, Crippa estima vendas de 50 mil unidades, sendo que os dados preliminares indicam que já foram comercializados 30 mil unidades no país.

 

"É um mercado novo e de produtos com valor ainda alto. Mas tem tido boa procura dos consumidores mais entusiastas. Dependendo da disponibilidade de iPads da Apple, o resultado pode ser maior", afirma Crippa.

 

Já no segmento de eletroeletrônicos como um todo, que compreende celulares e equipamentos de informática, Humberto Barbato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), afirma que a projeção do setor para o fim de ano é de um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2009.

 

"Esse dado reflete como as empresas se prepararam em termo de compra de insumos e de formação de estoque", diz Barbato, que aponta notebooks, smartphones e TVs de LCD como as grandes apostas para o Natal.

 

Ivair Rodrigues, consultor da IT Data, destaca que a queda de preços nessas três categorias neste ano, em comparação ao fim de 2009, vem contribuindo para esse crescimento do consumo.

 

Dados da IT Data mostram que o preço dos smartphones caiu 37% no período, enquanto os preços dos notebooks e TVs de LCD tiveram uma queda de 20% e 22%, respectivamente.

 

Além do custo, Rodrigues diz acreditar que a maior distribuição do consumo entre cada uma das categorias de produtos se explica pelo fato de o consumidor de hoje já conhecer os benefícios que cada tecnologia oferece. "Por isso, dificilmente haverá um Natal de um único produto."

 

Na mesma direção, Hugo Valério, diretor da área de informática da Abinee, diz que as diversas categorias de produtos têm espaço para crescer na medida em que cada um atende uma necessidade diferente. "Nesse contexto, os notebooks ganham força, porque são um meio-termo entre os benefícios da mobilidade, da portabilidade e do desempenho".

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Seletti aposta em alimentação "saudável" para dobrar venda

Com a meta de até 2020 chegar a 150 unidades no País, a rede de restaurantes focada em alimentaç&at...

Veja mais
Nestlé nos EUA

A Nestlé planeja expandir a sua atuação em comida congelada, produtos premium, alimentos para anima...

Veja mais
Ramo a ramo, em busca de uma estévia "mais doce"

Steviafarma faz primeira colheita em escala comercial no país   Broto das plantas mais doces é sepa...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar acelera expansão e inaugura seis lojas

Para atingir os planos de expansão de suas redes este ano, novamente o Grupo Pão de Açúcar (...

Veja mais
Nestlé quer expandir seus negócios nos EUA

A Nestlé quer expandir nos Estados Unidos seus negócios em conveniência e comida congelada, produtos...

Veja mais
Expansão da Ricardo Eletro em pauta

Embora estejam circulando no mercado boatos segundo os quais o presidente da Ricardo Eletro - que integra a holding M&aa...

Veja mais
Produção de batata tem alta em Minas

A produção mineira de batata deve encerrar a safra 2009/2010 com crescimento de 15% frente à produ&...

Veja mais
Pão de Açúcar investe R$ 47 mi em Ribeirão

O Grupo Pão de Açúcar inaugurou, nesta semana, três supermercados em Ribeirão Preto, r...

Veja mais
Elegê lança edição limitada de copos coloridos de requeijão

Se colecionar copos de requeijão já é hábito entre consumidores, agora vai se tornar uma ver...

Veja mais