Com a meta de até 2020 chegar a 150 unidades no País, a rede de restaurantes focada em alimentação saudável Seletti registrou um crescimento de 100% no faturamento de 2010 em relação ao do ano de 2009, e pretende continuar nesse ritmo em 2011. A rede comemora receita estimada em R$ 10 milhões em 2010 e sua expansão para fora do Estado de São Paulo, e planeja em 2011 faturar R$ 20 milhões, além de dobrar o número de lojas abertas e partir para outros pontos do País, chegando à Região Nordeste e a Brasília ainda no próximo ano.
Atualmente, a rede possui 10 lojas abertas e mais 10 contratadas, além de outras possíveis franquias que já estão em fase de negociação. O ano de 2010 da rede foi marcado pela expansão para fora da cidade de São Paulo, com inauguração de unidades em cidades próximas à capital, e, recentemente, iniciou a expansão para outros pontos da Região Sudeste do Brasil, com a abertura de uma loja em Belo Horizonte, em novembro, enquanto o Rio de Janeiro deve ganhar uma unidade, cuja abertura está prevista para ainda em dezembro deste ano, no Barra Shopping.
Outras cidades que já têm lojas da rede são Campinas e São Bernardo do Campo, além da capital paulista. No primeiro trimestre de 2011, a cidade de Piracicaba deve receber o primeiro restaurante da rede Seletti, enquanto a capital paulista receberá outras duas lojas que serão abertas em shopping centers pelo sistema de franchising. A partir do segundo semestre de 2011 a rede planeja se expandir para a Região Nordeste e para a cidade de Brasília, de acordo com Luís Felipe Campos, idealizador e proprietário da rede de restaurantes Seletti. "O nosso plano atualmente é terminarmos o ano de 2011 com 30 lojas, das quais 20 ou 22 já estão abertas, e as restantes, contratadas."
O planejamento para o ano de 2011 inclui a consolidação da rede nas cidades onde ela já está presente, com a abertura de novas unidades.
Atualmente, a capital paulista concentra a maior parte dos restaurantes: nela estão seis deles e mais dois estão previstos para o começo de 2011, enquanto as outras localidades possuem apenas uma unidade. A ideia é aumentar a presença da rede Seletti nas cidades em que ela já está presente, abrindo novas lojas, antes de continuar a expansão para novas regiões, de acordo com o executivo.
Franchising
Inaugurada em 2007, a rede esperou até 2010 para entrar no franchising. "Esperamos três anos para começar a partir para o modelo de franquias. Foi o período que achamos necessário para formatar o negócio, ter experiência, equipe e dominar o processo", explica Campos. "Fizemos um estudo minucioso do mercado e procuramos investidores para abrir unidades do nosso negócio", conta. A rede se expandiu rapidamente, inicialmente na cidade, e depois passou a crescer também pelo Estado de São Paulo, e, neste ano, começou sua expansão para outras regiões do País.
O executivo explica que um dos motivos do crescimento acelerado da rede desde a sua criação, e especialmente no ano de 2010, é o panorama econômico atual do Brasil. "O mercado está aquecido, o varejo, o setor de alimentação. As pessoas comem fora de casa. Além disso, alimentação saudável é uma tendência. A soma desses fatores contribui para isso", explica Campos. O segmento escolhido - alimentação saudável - também contribui para o rápido crescimento da Seletti. "É uma grande oportunidade de negócio, pois o mercado ainda é pouco explorado no Brasil."
O plano de expansão da rede também inclui, para o futuro, a abertura de lojas de rua. Atualmente, todas as unidades da Seletti são localizadas dentro de shopping centers, e a ideia é que isso mude a partir dos próximos anos. "O nosso principal objetivo em 2011 é nos consolidarmos nas regiões em que já estamos presentes, antes de chegar a outras. Planejamos abrir nossa primeira loja de rua no primeiro semestre de 2012", revela.
A partir de 2012, a rede também pretende acelerar o ritmo de crescimento e chegar a uma média de abertura de 15 lojas novas por ano. O objetivo, de acordo com Campos, é ter 150 lojas da rede Seletti espalhadas pelo Brasil em um período de dez anos. "Alimentação saudável não é modismo. Temos condições para crescer em todo o Brasil."
No comando da rede, Luís Felipe Campos tem 20 anos de experiência em hotelaria e especialização em alimentação.
Veículo: DCI