Seletti aposta em alimentação "saudável" para dobrar venda

Leia em 4min

Com a meta de até 2020 chegar a 150 unidades no País, a rede de restaurantes focada em alimentação saudável Seletti registrou um crescimento de 100% no faturamento de 2010 em relação ao do ano de 2009, e pretende continuar nesse ritmo em 2011. A rede comemora receita estimada em R$ 10 milhões em 2010 e sua expansão para fora do Estado de São Paulo, e planeja em 2011 faturar R$ 20 milhões, além de dobrar o número de lojas abertas e partir para outros pontos do País, chegando à Região Nordeste e a Brasília ainda no próximo ano.

 

Atualmente, a rede possui 10 lojas abertas e mais 10 contratadas, além de outras possíveis franquias que já estão em fase de negociação. O ano de 2010 da rede foi marcado pela expansão para fora da cidade de São Paulo, com inauguração de unidades em cidades próximas à capital, e, recentemente, iniciou a expansão para outros pontos da Região Sudeste do Brasil, com a abertura de uma loja em Belo Horizonte, em novembro, enquanto o Rio de Janeiro deve ganhar uma unidade, cuja abertura está prevista para ainda em dezembro deste ano, no Barra Shopping.

 

Outras cidades que já têm lojas da rede são Campinas e São Bernardo do Campo, além da capital paulista. No primeiro trimestre de 2011, a cidade de Piracicaba deve receber o primeiro restaurante da rede Seletti, enquanto a capital paulista receberá outras duas lojas que serão abertas em shopping centers pelo sistema de franchising. A partir do segundo semestre de 2011 a rede planeja se expandir para a Região Nordeste e para a cidade de Brasília, de acordo com Luís Felipe Campos, idealizador e proprietário da rede de restaurantes Seletti. "O nosso plano atualmente é terminarmos o ano de 2011 com 30 lojas, das quais 20 ou 22 já estão abertas, e as restantes, contratadas."

 

O planejamento para o ano de 2011 inclui a consolidação da rede nas cidades onde ela já está presente, com a abertura de novas unidades.

 

Atualmente, a capital paulista concentra a maior parte dos restaurantes: nela estão seis deles e mais dois estão previstos para o começo de 2011, enquanto as outras localidades possuem apenas uma unidade. A ideia é aumentar a presença da rede Seletti nas cidades em que ela já está presente, abrindo novas lojas, antes de continuar a expansão para novas regiões, de acordo com o executivo.

 

Franchising

 

Inaugurada em 2007, a rede esperou até 2010 para entrar no franchising. "Esperamos três anos para começar a partir para o modelo de franquias. Foi o período que achamos necessário para formatar o negócio, ter experiência, equipe e dominar o processo", explica Campos. "Fizemos um estudo minucioso do mercado e procuramos investidores para abrir unidades do nosso negócio", conta. A rede se expandiu rapidamente, inicialmente na cidade, e depois passou a crescer também pelo Estado de São Paulo, e, neste ano, começou sua expansão para outras regiões do País.

 

O executivo explica que um dos motivos do crescimento acelerado da rede desde a sua criação, e especialmente no ano de 2010, é o panorama econômico atual do Brasil. "O mercado está aquecido, o varejo, o setor de alimentação. As pessoas comem fora de casa. Além disso, alimentação saudável é uma tendência. A soma desses fatores contribui para isso", explica Campos. O segmento escolhido - alimentação saudável - também contribui para o rápido crescimento da Seletti. "É uma grande oportunidade de negócio, pois o mercado ainda é pouco explorado no Brasil."

 

O plano de expansão da rede também inclui, para o futuro, a abertura de lojas de rua. Atualmente, todas as unidades da Seletti são localizadas dentro de shopping centers, e a ideia é que isso mude a partir dos próximos anos. "O nosso principal objetivo em 2011 é nos consolidarmos nas regiões em que já estamos presentes, antes de chegar a outras. Planejamos abrir nossa primeira loja de rua no primeiro semestre de 2012", revela.

 

A partir de 2012, a rede também pretende acelerar o ritmo de crescimento e chegar a uma média de abertura de 15 lojas novas por ano. O objetivo, de acordo com Campos, é ter 150 lojas da rede Seletti espalhadas pelo Brasil em um período de dez anos. "Alimentação saudável não é modismo. Temos condições para crescer em todo o Brasil."

 

No comando da rede, Luís Felipe Campos tem 20 anos de experiência em hotelaria e especialização em alimentação.

 

Veículo: DCI


Veja também

Yoplait decide voltar ao Brasil com operação própria

Fabricante francesa de iogurte saiu do país há 15 anos Quem não se lembra da marca Yoplait? Pel...

Veja mais
Varejo com preço de atacado, é o atacarejo

Com duas filhas gêmeas de três anos, a lista de compras da funcionária pública, Zilda Massami ...

Veja mais
Mobilidade atrai consumidores no Natal

Procura por eletroeletrônicos se diversifica e destaca smartphones, notebooks e TVs de LCD   As recentes me...

Veja mais
Nestlé nos EUA

A Nestlé planeja expandir a sua atuação em comida congelada, produtos premium, alimentos para anima...

Veja mais
Ramo a ramo, em busca de uma estévia "mais doce"

Steviafarma faz primeira colheita em escala comercial no país   Broto das plantas mais doces é sepa...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar acelera expansão e inaugura seis lojas

Para atingir os planos de expansão de suas redes este ano, novamente o Grupo Pão de Açúcar (...

Veja mais
Nestlé quer expandir seus negócios nos EUA

A Nestlé quer expandir nos Estados Unidos seus negócios em conveniência e comida congelada, produtos...

Veja mais
Expansão da Ricardo Eletro em pauta

Embora estejam circulando no mercado boatos segundo os quais o presidente da Ricardo Eletro - que integra a holding M&aa...

Veja mais
Produção de batata tem alta em Minas

A produção mineira de batata deve encerrar a safra 2009/2010 com crescimento de 15% frente à produ&...

Veja mais