Resultado dos supermercados fica estável

Leia em 1min 10s

A segunda queda seguida nas vendas do varejo de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de 0,2% em outubro ante setembro, foi considerada uma "estabilidade" pelo economista da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Silva Pereira. "É uma taxa muito próxima a zero e para este dado virar positivo no próximo mês não é muito difícil", avaliou.

 

Ele comentou que o comportamento deste segmento - o de maior peso nas vendas do comércio varejista, representando quase 50% do total -, foi muito influenciado pela onda de aumentos de preços dos alimentos nos últimos dois meses. O especialista lembrou que houve altas expressivas de preços nas commodities agrícolas no atacado, que conduziram a repasses de aumentos junto ao consumidor. Isso acabou afastando um pouco o consumidor das vendas deste tipo de produto.

 

Pereira também negou que o saldo negativo nas vendas do setor possa se configurar uma tendência para os próximos meses. "Se este comportamento nas vendas tiver sido causado por uma retração de demanda, por conta de aumentos de preço, as pessoas começam a fazer substituições por marcas ou itens relacionados mais baratos", disse. Além disso, ele observou que os problemas de restrição de oferta em produtos agrícolas, que elevaram preços, são passageiros e não devem continuar a pressionar para cima a inflação por muito tempo.

 


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Unimax completa cinco anos

Unimax é a primeira das redes associadas à Abras   A Rede Unimax de Supermercados completou cinco a...

Veja mais
Itens da ceia estão mais caros

Este Natal será da ceia mais cara e dos produtos de alta tecnologia mais baratos, revelam duas pesquisas de pre&c...

Veja mais
Vendas devem disparar só na segunda quinzena

A proximidade das festas de final de ano ainda não alavancou as vendas de produtos que, tradicionalmente, comp&ot...

Veja mais
Yoplait decide voltar ao Brasil com operação própria

Fabricante francesa de iogurte saiu do país há 15 anos Quem não se lembra da marca Yoplait? Pel...

Veja mais
Varejo com preço de atacado, é o atacarejo

Com duas filhas gêmeas de três anos, a lista de compras da funcionária pública, Zilda Massami ...

Veja mais
Seletti aposta em alimentação "saudável" para dobrar venda

Com a meta de até 2020 chegar a 150 unidades no País, a rede de restaurantes focada em alimentaç&at...

Veja mais
Mobilidade atrai consumidores no Natal

Procura por eletroeletrônicos se diversifica e destaca smartphones, notebooks e TVs de LCD   As recentes me...

Veja mais
Nestlé nos EUA

A Nestlé planeja expandir a sua atuação em comida congelada, produtos premium, alimentos para anima...

Veja mais
Ramo a ramo, em busca de uma estévia "mais doce"

Steviafarma faz primeira colheita em escala comercial no país   Broto das plantas mais doces é sepa...

Veja mais