Bom desempenho é consequência da estabilidade da economia, que trouxe mais dinheiro para o bolso dos brasileiros. O crescimento nas vendas segue em ritmo chinês, de quase 10%, neste ano.
Serviços e produtos diferentes, e a rede de supermercados tem ainda mais planos de expansão. “A gente está com previsão de abrir três novas lojas em 2011, com expectativa de faturamento de 17% a mais. Então, realmente, vai ser um 2011 muito positivo também”, afirma Marcos Kayser, gerente de marketing.
Os supermercados têm mesmo o que comemorar: o crescimento no acumulado do ano é comparada a taxas chinesas, quase 10%. A explicação é que a renda do brasileiro está aumentando. “Eu acho que o carrinho está chegando melhor em casa”, diz a administradora de empresas Marina Miranda.
Outra explicação para esse bom momento do setor está aqui na seção de importados, que, com a queda do dólar, ocupa um espaço cada vez maior nos supermercados.
“O brasileiro, com o poder aquisitivo maior, está comprando mais, ou seja, com a super oferta de produtos, o consumidor está numa posição privilegiada em suas compras. Paga menos e compra mais”, afirma José Nogueira, presidente da Associação Mineira de Supermercados.
Com o crescimento do consumo, os supermercados precisam contratar mais. Só em Minas Gerais, 132 mil pessoas foram efetivadas neste ano. Mesmo assim, sobram vagas. “Está difícil contratar. Desde novembro, nós estamos tentando preencher 26 vagas, mas conseguimos só dez até agora”, diz o gerente José Afonso Machado Junior.
Andréia Thiago não desperdiçou a chance. Há vinte dias, começou a trabalhar como caixa. “Tô feliz. Passar o final de ano trabalhando é o melhor presente que eu podia ter ganhado”, afirma.
Veículo: Portal G1