A Castelo Alimentos, com sede em Jundiaí (SP), espera fechar 2010 com um crescimento de 10% em relação ao ano passado e alcançar R$ 55 milhões este ano. Segundo o diretor superintendente da empresa, Marcelo Cereser, as vendas são impulsionadas pela chegada do verão. Na estação mais quente do ano, diz ele, o consumidor adota alimentação mais leve, para a qual utiliza produtos como molhos de salada, palmito, e cogumelos para fazer uma salada, além dos vinagres e temperos.
A Castelo, que tem 30% do mercado nacional de vinagre, prevê fechar 2010 com produção de 68,2 milhões de litros, ante os 65,3 milhões produzidos em 2009. A principal região de vendas de vinagre é a Sudeste e a Centro-Oeste, onde a a empresa conta com 40% de participação. A produção total do mercado brasileiro de vinagre de consumo doméstico alcançou o volume de 174 milhões de litros em 2009.
Mundo
As exportações da Castelo em 2009 representaram 2% da receita líquida da empresa, e a previsão para 2010 é de um crescimento superior ao de 2009. A empresa exporta para Japão, Moçambique, República Dominicana, Paraguai, Uruguai, Cuba e Estados Unidos. O mix de produtos (temperos, molhos e conservas) já representa 8% do faturamento total da empresa. Em 2010, a expectativa é chegar a 12%.
Em 2010, a Castelo Alimentos entrou no segmento de azeites, cujo lançamento se deu em março, e também ampliou a sua presença no segmento de molhos e temperos.
Veículo: DCI