Férias animam lojistas a expandir nas praias

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A enxurrada de turistas que devem se dirigir ao litoral para as férias de final de ano faz as redes varejistas aumentarem o interesse nessas regiões. Com a expectativa de receber três milhões de pessoas entre os meses de janeiro e fevereiro próximos, o Litoral Plaza Shopping, de Praia Grande (litoral sul de São Paulo), anuncia investimentos para ampliar acessos ao estacionamento e repaginação da Praça de Alimentação, para ampliar acessos e lugares.

 

O centro de compras da Baixada Santista é apenas mais uma das empresas que atuam no varejo a apostar nas vendas no litoral do País, por conta das férias de fim de ano. Outras como o atacadista Roldão também aumentam a presença em cidades do litoral paulista, além do centro de compras carioca Boulevard Shopping São Gonçalo.

 

No caso do centro de compras da Praia Grande, o Litoral Plaza Shopping, o mall completou 12 anos este mês (15), em que espera receber 1,5 milhão de pessoas. Somente a cidade deverá receber 1,2 milhão de turistas durante todo este mês. "Vamos investir R$ 500 mil para oferecer ao público do Litoral Plaza uma Praça de Alimentação ainda mais versátil, moderna, confortável e comportando mais pessoas. Estamos saindo dos atuais 1.000 para 1.152 lugares", disse em entrevista ao jornal DCI o gerente-geral Fernando Rodriguez, sublinhando que este é o único estacionamento gratuito em toda a Baixada Santista. As mudanças na Praça de Alimentação vão ocorrer logo após as festas de fim de ano, ou seja, ainda na primeira quinzena de janeiro e deverão ser concluídas em um prazo de 10 dias.

 

Novos acessos

 

"Em uma primeira etapa ampliamos o número de cancelas na entrada Sul do empreendimento, aquela mais usada pelos clientes que vêm de Praia Grande e do litoral sul. Passamos de duas para quatro entradas. Já no acesso Norte, mais utilizado por quem vem de São Vicente e Santos, as obras estarão concluídas até o próximo dia 20, quando entram em operação quatro cancelas de entrada [eram três] e mais uma de saída [passando de duas para três]", explica Rodriguez.

 

Inaugurado em 1998, este shopping reúne 220 lojas, incluindo grandes redes como Marisa, Pernambucanas, C&A e Ponto Frio; marcas como Centauro, Collins, Damyller, Hering, Vivara e Nobel; o Hipermercado Extra; praça de alimentação agora remodelada para receber mais de 1.000 pessoas e com variedade de lojas contemplando pizzaria, churrascaria, além dos tradicionais fast-foods como Burger King, Girafas, Vivenda do Camarão, Mc Donald's, Spoleto e Subway, entre outros. O estacionamento é gratuito e conta com 3.000 vagas.

 

Rio de Janeiro

 

No mercado carioca, além da novidade da BR Malls ter adquirido 100% do Shopping Tijuca, outra novidade vem com os cerca de 30 mil m² de área bruta locável do Boulevard Shopping São Gonçalo, novo shopping do município, que abrirá as portas amanhã (21). Trinta mil pessoas são esperadas, em média, diariamente, circulando no local, onde haverá 243 lojas com as principais marcas e diversas opções de lazer. Em visão panorâmica, o shopping surge como um "gigante" em meio às construções do Centro e reforça as previsões sobre o boom econômico na região.

 

O empreendimento significa aquecimento do comércio no coração da cidade, onde existe a promessa de um grande processo de revitalização e modernização, já nos próximos meses. A grandeza do empreendimento se expressa através dos números, como o valor investido na obra - mais de R$ 150 milhões - e a expectativa da administração sobre as vendas nos primeiros três meses de funcionamento: R$ 185 milhões. A previsão para 2011 é ainda maior, com recursos beirando a ordem dos R$ 2 bilhões.

 

O sucesso do empreendimento é tido como certo entre os investidores do projeto e se baseia, primeiramente, na localização do shopping: no centro de uma cidade com um milhão de potenciais consumidores. Daí a projeção de um volume de vendas estimado em R$ 1,7 bilhão para 2011.

 

De acordo com o superintendente do empreendimento, Luiz Vaz, além da localização privilegiada, com fácil acesso, o gonçalense vai ganhar um espaço com arquitetura moderna, que insere o conceito Life Style (centro de convivência) na cidade. Na área de entretenimento, muitas opções poderão ser encontradas na Alameda Boulevard - onde estarão reunidos restaurantes renomados, chopperias, bares, entre outros - ou nas salas de jogos, localizadas no interior do shopping.

 

Segundo revela o superintendente do mall, encontrar um terreno amplo como esse no ponto central do município foi desafiador para a empresa. "O espaço foi cuidadosamente estudado e temos a certeza do potencial do empreendimento na região. Mesmo antes de abrir as portas, já é um sucesso, com inúmeras âncoras e marcas importantes, além de um boulevard [avenida] de entretenimento, que transformará o shopping em uma das maiores áreas de lazer. Há todos os esforços para o empreendimento resgatar a autoestima dos moradores da região", disse.

 

Outro desafio para o mercado é investir em inovação. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), inovar é necessário para a longa vida de um empreendimento. "O conjunto de conveniências oferecidas por um shopping torna o espaço indispensável nos dias de hoje" , segundo presidente da entidade, Luiz Fernando Veiga.

 

Atacado

 

O Atacadista Roldão também foca o litoral, e depois de chegar ano passado à Praia Grande, e em março deste ano a Santos, abrirá no Guarujá, com mais de 25 praias e considerada uma das orlas marítimas mais valorizadas do litoral paulista.

 

No começo de 2011 será inaugurada a loja no Guarujá, e a ideia é vender produtos para redes de padarias, lanchonetes, dogueiros, quiosques, ambulantes e mercados, que atendem a mais de 300 mil habitantes.

 

"A loja tem localização estratégica, onde há maior concentração de pessoas e conta com amplo estacionamento. A instalação da empresa, no município do Guarujá, vai gerar 150 empregos diretos na cidade. Nossa maior preocupação é oferecer à população do litoral paulista a melhor opção de compra, preços competitivos e uma vasta variedade de produtos para que eles não precisem se deslocar", diz a gerente de Comunicação Institucional da rede, Ana Paula Hass.

 

Veículo: DCI


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