Cores vibrantes

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Com apartamentos cada vez menores, a sala de jantar é um ambiente quase em extinção. "Receber amigos dentro da cozinha fez com que as classes B e C passassem a se preocupar em ter objetos mais bonitos", diz Phillipe Donato, da Micaza. A empresa de utensílios domésticos foi criada há dois anos por ele e quatro sócios. "Queremos traduzir as principais tecnologias e o design estrangeiro em produtos para a classe C."

 

O best-seller é a linha de panelas Colors que, inspirada na marca alemã Silit, é confeccionada em alumínio e pintada em cores vibrantes. E são revestidas com teflon na parte interna. Com a diferença que o conjunto da Micaza, com cinco peças, custa R$ 250, contra cerca de R$ 600 da alemã. "Percebemos que há espaço nesse mercado. Nossos concorrentes diretos não inovam muito, em geral só têm panelas pretas, de teflon ou inox." Desde setembro já foram vendidos R$ 500 mil em produtos da linha Colors - sendo a vermelha a cor preferida. Segundo Donato, a coleção foi uma das grandes responsáveis por ter quadruplicado o faturamento da empresa entre 2009 e 2010.

 

Diante do bom desempenho dos produtos, a Micaza já prepara o lançamento de mais uma cor e ampliar o mix arco-íris com uma espagueteira e uma panela de pressão. Ainda dentro da proposta de oferecer "produtos de design mais apurado a preço acessível", também integra o portfólio a tábua de carne feita com bambu. Mas, para ganhar escala e se manter nos grandes magazines - a Micaza é vendida em cerca de 500 pontos de venda, de redes como Casas Bahia, Magazine Luiza e Ricardo Eletro -, tem ainda uma linha popular, com, por exemplo, panelas de ferro por R$ 100 (o conjunto). "Hoje, os itens mais acessíveis correspondem a 65% do nosso faturamento, mas a meta é que sejam 30%.

 

É uma área em que a concorrência é muito grande, por isso nossa aposta está em produtos diferenciados." O próximo passo é começar a distribuição para lojas de presentes, acreditando no potencial dos 200 mil pontos desse tipo que existem no Brasil. Em 2011, a Micaza inaugura no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, seu primeiro showroom e planeja também uma loja própria. Para 2012, o plano é construir uma fábrica no Nordeste. Os cerca de 70 produtos da Micaza - entre panelas e utensílios de cozinha - são desenvolvidas pela equipe da empresa no Brasil e produzidos na China, na Índia e em outros três países.

 

Veículo: Valor Econômico


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