Elemidia cresce e cria foco no segmento de supermercados

Leia em 4min

Empresa especializada no segmento de mídia digital out of home, ou seja, propagandas e noticiários voltados para públicos dentro e fora de casa, a Rede Elemidia vê para 2011 uma estratégia diferenciada, como passo na evolução da empresa, criada em 2003. Ano que vem, o carro-chefe do grupo será a inserção de mídias em supermercados, segmento ainda não explorado pelo grupo. A primeira parceria, realizada com o Grupo Pão de Açúcar (GPA) irá trazer, a partir de janeiro de 2011 o Pão de Açúcar TV, que funcionará nas 148 unidades da rede. Para o novo programa, a Elemidia investiu R$ 10 milhões.

 

"Hoje temos uma média de 14 milhões de espectadores diferentes por semana", afirmou Felipe Forjaz, presidente do grupo. Com essa nova entrada nos hipermercados, o número de telespectadores deverá dobrar, visto que só o GPA possui 10 milhões de clientes. "A expectativa é crescer em grande escala com a entrada nos hipermercados", disse.

 

O projeto de inserção da Elemidia no Pão de Açúcar prevê a instalação de 10 monitores por loja e contará com conteúdo segmentado para cada unidade, diferenciado também conforme horários e os seus perfis de freqüência. "A programação do novo canal levará entretenimento, informação, mensagens publicitárias, além de novidades e ofertas do Pão de Açúcar, durante o período integral de funcionamento das lojas", afirmou.

 

Além do Pão de Açúcar, o executivo já prevê entradas em canais farmacêuticos e outras redes varejistas. "Nosso foco em 2011 será exatamente esse, lojas, farmácias e outros estabelecimentos com grande fluxo de pessoas." Para ele, o setor também quer inovar. "As grandes redes perceberam a eficácia de uma propaganda específica para cada público, com ares de singularidade", disse o executivo que preferiu não adiantar quais outras grandes redes já estão engatilhadas para futuras parecerias. "Estamos conversando com diversos novos clientes para 2011".

 

Hoje, o grupo conta com uma lista de clientes que passa de mil edifícios comerciais e residenciais o que significa mais de seis mil monitores passando a programação do grupo. "Viemos num crescimento gradual desde 2003, quando inauguramos, primeiro [em 2007] entramos em shopping centers, no ano seguinte, foi a vez de entrar em bares e restaurantes. Agora em 2011 nossa aposta são redes varejistas de alimentos, farmácia, eletrodomésticos", afirmou. Hoje o grupo está presente em 17 Estados e 29 cidades diferentes, além de estar presente em Buenos Aires (Argentina). "Com essa nova investida no mercado, o objetivo será expandir para mais cidades, mais estados e dar mais acesso às pessoas sobre o nosso trabalho."

 

Sem revelar números, Forjas afirmou que o crescimento para 2011 dentro da Elemidia está estimado em 50%. "O faturamento crescerá tanto porque nossa expectativa é aumentar a rede em 50% ano que vem", afirmou ele.

 

Crescimento

 

Entre 2009 e 2010 o crescimento do faturamento foi de 53% e o aumento da rede de 56%. De acordo com Forjaz um dos fatores mais importantes do ano foi a parceria realizada com o Grupo Abril, que elevou exponencialmente a sua gestão de conteúdo e do próprio negócio a novos patamares. "70% dos direitos da Elemidia foi vendido para o Grupo Abril, essa associação fez com que crescêssemos muito e de maneira muito bem estruturada", disse o.

 

Quando assumiu os 70% da Elemidia, Giancarlo Civita, presidente executivo do Grupo Abril, afirmou ser a ação uma nova forma do Grupo Abril se posicionar no ramo da comunicação. Além do grupo Abril, os outros 30% permanecem com a família Forjaz, fundadora da empresa. De acordo com uma pesquisa realizada este ano pelo DataFolha, propagandas publicitárias em tempo real, como a oferecida pela Elemidia, conseguem prender até 97% da atenção do consumidor. "O varejo, os prédios comerciais já perceberam a eficácia dessa modalidade de propaganda, que une informação e interatividade e por isso o retorno é tão positivo", afirmou.

 

Compras on-line

 

Outro setor que deverá crescer exponencialmente serão as vendas on-line. Lançadas em setembro, o conceito de "Compre Online" consiste basicamente em que agências cadastradas possam escolher o canal, a semana, a programação e pedir via internet suas peças publicitárias. "Hoje, temos apenas 238 agências cadastradas, mas o nosso objetivo é chegar a mil agências em 2011", disse Forjaz, que afirmou procurar parcerias, inclusive, fora do estado de São Paulo.

 

A novidade no meio do comércio eletrônico (o e-commerce), será uma ferramenta importante, segundo o executivo, para o crescimento da Elemidia. "De fato a evolução do comércio hoje em dia é virtual, por isso o investimento nesse segmento se faz altamente necessário", afirmou.

 

Veículo: DCI


Veja também

O pãozinho virou um "pãozão"

DIÁRIO foi às ruas e constatou que, na média, o pão está maior desde que começ...

Veja mais
Safra maior e Mercosul farão preço do arroz cair em 2011

O mercado de arroz nacional deve assistir em 2011 a uma queda acentuada nos preços. Essa tendência é...

Veja mais
Indústria de calçados nacional faz frente ao produto chinês

A indústria brasileira de calçados tem revertido a fraca performance de anos anteriores e ensaia uma recup...

Veja mais
Santa Marina muda e aposenta Duralex

Estratégia: Fabricante dobra lançamentos e vai exportar para os EUA para concorrer com a americana Pyrex ...

Veja mais
Congelados light

As promessas de ceia vão ganhando corpo e todo mundo já começa a se sentir pesado antes da primeira...

Veja mais
Repelente

A Greenwood - marca do segmento de higiene pessoal, que tem o sabonete líquido como item mais representativo de s...

Veja mais
Cores vibrantes

Com apartamentos cada vez menores, a sala de jantar é um ambiente quase em extinção. "Receber amigo...

Veja mais
Eletroeletrônico chinês já detém 20% do consumo interno

As importações de produtos chineses já representam quase 20% do consumo doméstico de materia...

Veja mais
Oferta de café ainda deixa preço instável

As incertezas sobre a capacidade de abastecimento de café por parte dos países da América Central e...

Veja mais