No mercado brasileiro, a maior parte das redes varejistas começa o ano com anúncios de megaliquidações, como o Ponto Frio, divisão de eletroeletrônicos pertencente ao Grupo Pão de Açúcar (GPA) ,que realiza até amanhã (8) sua grande liquidação. A rede concorrerá com a catarinense Berlanda, que em suas 137 lojas de móveis e eletrodomésticos oferecerá produtos com descontos de até 50% hoje, mesmo dia da grande ação de vendas do Magazine Luiza.
O cenário tem de soslaio um reflexo do mercado norte-americano. Nos Estados Unidos impera a chamada "Black Friday" - que naquele país é a última sexta do mês de novembro -, em que as maiores lojas do país, presentes em quase todos os estados, derrubam, em massa, os preços. E os consumidores formam longas filas para não ficar sem produtos. A origem do nome (sexta-feira negra, em português) vem da tradição de os comerciantes com contas no vermelho poderem aproveitar o dia para reverter a situação.
Já no Brasil, culturalmente o mercado diz agir de outra maneira: o intuito é limpar os estoques para receber novas coleções. Nos EUA, lojas como Walmart, Target, Macy's e Best Buy dominam o varejo com esse tipo de ação. A receita total de vendas na "Black Friday" 2010 chegou a US$ 10,7 bilhões, 0,3% maior que no evento de 2009, e com fluxo de clientes 2,2% maior.
Brasil
No País, as ações são articuladas também com as grandes redes, que procuram estratégias para mudar suas coleções. De acordo com Gilson Bogo, gerente Comercial da Berlanda, a megaliquidação é voltada para todos os públicos, mas as classes C e D são as que mais compram. "A decisão de realizá-la no quinto dia útil do mês foi uma opção estratégica, pois é uma data em que a maioria das empresas paga o salário dos funcionários e há mais dinheiro no mercado."
Bogo revela que neste ano o Liquida Berlanda será válido também pelo site www.berlanda.com.br, com horário diferenciado para itens específicos. A Berlanda investiu R$ 500 mil na publicidade da megaliquidação. Para Roque Pellizzaro Junior, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, porém, vale lembrar que "são os pequenos varejistas, que não costumam ter excedente de estoque que compense grandes promoções, os responsáveis por 70% do mercado", diz.
Veículo: DCI