Eletroletrônicos lideram desejo de consumo na cidade de São Paulo

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Os eletroeletrônicos lideram as intenções de compra dos consumidores no primeiro trimestre, tanto nas lojas físicas, quanto via internet. Foi o que mostrou a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, do Programa de Administração do Varejo (Provar) da FIA. Apesar da liderança da categoria, no geral o levantamento mostrou um recuo nas pretensões de consumo em relação aos três primeiros meses do ano passado.

 

Segundo o estudo, que analisa dez categorias de bens e entrevista 500 consumidores na cidade de São Paulo, 12,4% dos entrevistados que mostraram disposição de ir às compras afirmaram que querem adquirir algum eletroeletrônico. A segunda maior intenção de compra foi verificada em material de construção, com 10,2%. Os menores índices foram apurados nas áreas de cama, mesa e banho (2,2%) e eletroportáteis (4,4%).

 

Quando se analisa a intenção geral de consumir ao menos um produto de qualquer uma das diferentes categorias abordadas, no entanto, observa-se uma redução da pretensão de compra. Nos três primeiros meses do ano, 71,8% das pessoas consultadas afirmaram que devem ir às compras, uma queda de 5,4 ponto percentual frente ao índice registrado no mesmo período de 2010.

 

Ainda na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, apenas três categorias, dentre as dez analisadas, registraram aumento das intenções de compra: eletroeletrônicos, eletroportáteis e automóveis.

 

Na internet, os resultados vieram melhores, com uma pequena alta na intenção de compras. No primeiro trimestre, 90% dos entrevistados informaram a pretensão de comprar algum produto das dez categorias. No mesmo período do ano passado, o índice estava em 88,6%. Eletroeletrônicos, CDs, DVDs, livros e revistas, além de itens de informática, lideraram as pretensões de compra on-line.

 

A pesquisa mostra ainda que os consumidores acreditam que deverão gastar mais em suas aquisições. "A elevação da intenção dos gastos já pode ser considerada um efeito da inflação. O consumidor vai comprar, mas acha que vai acabar pagando mais caro", afirmou o coordenador geral do Provar, Claudio Felisoni. Com produtos de linha branca, por exemplo, os consumidores acreditavam que iriam gastar em média R$ 1.322 nos três primeiros meses de 2010. Neste trimestre, a expectativa é desembolsar R$ 1.906.

 

Veículo: Valor Econômico


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