CRM espera incremento de 34% para a Páscoa deste ano

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A indústria brasileira de chocolates se prepara para atender a demanda da Páscoa, considerada pelos fabricantes um verdadeiro "Natal" para as vendas do setor. O Grupo CRM por exemplo já projeta incremento de 34% na produção de chocolates para a data, contando com as três marcas que pertencem à companhia - Kopenhagen, Brasil Cacau e Dan Top. Segundo a vice-presidente da CRM, Renata Vichi, a produção de Páscoa começou em dezembro e a fábrica trabalhará para atender a demanda do período compreendido até a segunda quinzena de abril.

 

"Costumo dizer que a Páscoa é o nosso 'Natal', porque o faturamento de Páscoa representa praticamente o 13º mês de vendas. Cerca de 30% de tudo que é comercializado no ano estão concentrados no período da Páscoa, que começa logo depois do Carnaval." Só em itens de Páscoa, a produção do Grupo CRM deve alcançar 370 toneladas de produtos. "Isso sem considerar os itens de linha [mais aproximadamente 400 toneladas] que têm um incremento nas vendas por conta da grande procura por chocolates, não só ovos e figuras temáticas, mas também caixas de bombons, corações e outras variedades", acrescenta, Renata.

 

De acordo com a executiva, a marca Brasil Cacau, direcionada a atender as classes B e C, vem tendo um grande crescimento do número de suas lojas. O aumento natural da produção se faz para atender à demanda dos novos franqueados.

 

Já a marca DanTop tem ampliado sua linha de frente e está em cerca de 3 mil pontos-de-venda. "A Kopenhagen, por sua vez, é referência no setor para pessoas que querem inovar na Páscoa e encontrar produtos exclusivos", conta Renata.

 

Por isso, a companhia está presente em todas as classes sociais, principalmente depois da aquisição da Dan Top. "Cada marca tem um posicionamento muito claro e definido e pontos-de-venda distintos. A Kopenhagen está no segmento de luxo e atende a classe A em pontos de venda nobres, com atendimento exclusivo. A Brasil Cacau atende as classes B e C e está estrategicamente posicionada em centros comerciais de grande circulação onde o cliente escolhe seus produtos (autosserviço). E a DanTop tem venda exclusiva no varejo, portanto não concorre diretamente com as outras marcas.

 

O novo complexo fabril do Grupo CRM, inaugurado no fim de agosto do ano passado com investimento de cerca de R$ 100 milhões, tem capacidade de praticamente dobrar a produção atual de 3,5 mil toneladas de chocolates ao ano. "Construímos uma fábrica que nos permite ampliar a produção confortavelmente e ainda podemos contar com duas áreas de expansão já programadas" , explica a vice-presidente.

 

O Grupo CRM, que no ano passado faturou cerca de R$ 260 milhões, fará ao todo 28 lançamentos para a Páscoa de 2011 em suas três marcas. O aporte para viabilizar os lançamentos e produção, está, segundo a vice-presidente do grupo, dentro do montante investido na fábrica. "Como nosso complexo fabril é muito novo, já o projetamos incluindo o investimento necessário para os maquinários e processos específicos para Páscoa", afirma ela.

 

Outra empresa que se prepara para alavancar as vendas no período de Páscoa é a Ofner, que projeta volume de produção superior a 15% se comparado com a data do ano passado. Segundo o diretor Comercial da Ofner, Laury Roman, a fabricação dos chocolates começará este mês e deve chegar a 70 toneladas até abril.

 

Um fator importante destacado por Romam, e que gera otimismo para a data, é que este ano a Páscoa chegará mais tarde. "Traz vantagens para nós, pois em abril as pessoas já acertaram suas contas de começo de ano. Afora isso, já não temos mais no varejo saldos de panetones", afirma ele.

 

O executivo avalia que o mercado de chocolates crescerá dentro do período de Páscoa de 5% a 15% em relação à mesma data do ano passado. A Ofner conta, como reforço nas vendas deste ano, com mais três lojas inauguradas no ano passado, depois da Páscoa de 2010.

 

Mão de obra

 

A indústria de chocolates está com 16 mil vagas temporárias abertas em todo o País para a Páscoa deste ano. O grupo CRM abriu mais de 400 vagas entre a produção na planta fabril e lojas.

 

Só no Estado de São Paulo serão mais de 4 mil postos de trabalho para atender a demanda de Páscoa. A Pandurata - companhia que detém as marcas Bauducco, Visconti e Hershey's - planeja contratar cerca de 1,5 mil funcionários temporários até o final de janeiro. O número de contratações é 10% maior do que o mesmo período do ano passado.

 

O Grupo CRM projeta crescimento de 34% na produção de chocolates para a Páscoa se somados os resultados das três marcas que pertencem à companhia - Kopenhagen, Brasil Cacau e Dan Top.

 

Veículo: DCI


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